Vereadores de Campo Grande restrigem o uso de narguilé

compartilhe:

Coluna De Olho – 13/06/2019 – Jornalista Alfredo Barbara Neto –

Santo casamenteiro

Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua, nasceu em Lisboa (Portugal) no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195. É considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, que hoje celebra o seu dia, Santo Antônio é conhecido por ser o “Santo Casamenteiro”, sendo que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho por ser a véspera do Dia de Santo Antônio.

Dia do Turista

Hoje é comemorado o Dia do Turista no Brasil. Não confundir com o Dia Nacional do Turismo, festejado em 8 de maio e nem com o Dia Mundial do Turismo, que é comemorado em 27 de setembro. A data de hoje é destinada a homenagear pessoas que gostam de viajar para conhecer diferentes lugares, seja no Brasil ou ao redor do planeta. O turista é fundamental para ajudar a movimentar a economia da região turística, por este isso é importante que os locais invistam em infraestrutura adequada para receber esses viajantes.

 …

Licitação

Termina amanhã uma das etapas do processo licitatório que está em andamento para que a prefeitura de Dourados faça a contratação de uma agência de publicidade. A prefeitura está sem agência desde dezembro do ano retrasado.

Licitação, ainda

Em release distribuído ontem no início da tarde, a prefeitura lembra que profissionais formados em comunicação, publicidade ou marketing interessados em integrar a Subcomissão Técnica dentro do tal processo têm até às 13 horas de amanhã para fazer a inscrição.

Mais licitação

Dentre os profissionais que se inscreverem, serão devidamente sorteados aqueles que integrarão a tal comissão, sendo responsáveis

pela análise e julgamento das propostas técnicas que forem apresentadas.

Licitação, pessoalmente

Para se inscrever, o interessado deve comparecer, pessoalmente, na Assessoria Especial de Comunicação e Cerimonial (Assecom), no Centro Administrativo Municipal, hoje ou amanhã, das 7h30 até as 13h30.

Licitação, documento

Cada profissional deve estar munido de documentos (cédula de identidade ou documento equivalente com foto; CPF; diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação na área de comunicação, publicidade ou marketing; e ficha de inscrição contendo declaração de que mantém ou não mantém vínculo funcional ou contratual com a prefeitura.

Outra licitação

A prefeitura de Dourados está sem agência de publicidade porque o processo licitatório anterior, que estava em andamento, teve o edital alterado. O caso acabou indo parar na justiça.

Outra licitação, ainda

Cerca de um ano e meio depois, a prefeitura somente agora conseguiu montar outro edital e colocar o processo para andar.

Narguilé

A Câmara de Campo Grande aprovou, por unanimidade, projeto de lei que restringe o uso de narguilé em locais públicos, abertos ou fechados. Para entrar em vigor, falta apenas ser sancionado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Narguilé, ainda

Conforme o projeto aprovado pelos vereadores da capital, são considerados locais públicos áreas de lazer, praças, escolas, bibliotecas, áreas de exposição, ginásios e praças esportivas, além de locais onde ocorra concentração e/ou aglomeração de pessoas.

Narguilé, o que é

O narguilé, que também é conhecido como hookah, shisha ou goza, é uma espécie de instrumento no qual uma mistura de tabaco é aquecida por brasa e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante.

Narguilé, pode

Vale esclarecer que o projeto aprovado pelos vereadores de Campo Grande permite o uso em tabacarias e comércios do gênero, desde que tenham área específica para os usuários. Nesses locais, porém, é proibida a permanência ou frequência de crianças e adolescentes.

Narguilé na rua

O projeto considera que as calçadas são locais particulares. Assim, nelas está liberado o uso. É comum se ver grupos de amigos reunidos para o consumo do produto.

Outro narguilé

Em Dourados, o consumo de narguilé é comum em festas variadas. ‘De Olho’ já viu de formas bem diferentes: em algumas são definidos áreas específicas para o uso, em outras fica mesmo no meio da pista.

Naguilé, história

Esse tipo de cachimbos de água é usado na África e na Ásia há pelo menos quatro séculos. Reza a lenda que o narguilé foi inventado no século 17, na Índia, pelo médico Hakim Abul Fath. O médico queria encontrar uma forma de retirar as impurezas da fumaça, mas seu objetivo não teria sido alcançado.

Narguilé, pesquisa

Conforme estudo publicado na Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, um jornal da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, jovens adultos que usaram o dispositivo em bares da cidade de São Francisco apresentaram níveis bastante elevados das mesmas substâncias cancerígenas encontradas no cigarro manufaturado.

Leia também…

1- 2 deputados estaduais se unem para financiar jornalzinho.

2- Bando do Pepa em polvorosa com a possibilidade de anulação de sessões de julgamento.

Jeep

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS