São Bento 03

Veja os desejos da coluna, que entra em férias hoje, para 2019

compartilhe:

De Olho – 27/12/2018

DE OLHO

Desejos para 2019

O ano de 2019 começa na próxima terça-feira. A coluna deseja que sejam 12 meses de sucesso, 52 semanas de riso, 365 dias de diversão, 8.760 horas de alegria, 525.600 minutos de boa sorte e 31.536.000 segundos de felicidade.

Dia do salva-vidas

O principal objetivo dos salva-vidas é evitar os afogamentos e outros acidentes entre os banhistas, garantindo que possam estar sossegados e protegidos dos perigos do mar e piscinas, por exemplo. Esta profissão surgiu no começo do século XX, nas praias da Inglaterra, não demorando muito para que se disseminasse rapidamente pelo mundo. No Brasil, os primeiros salva-vidas começaram a atuar em meados da década de 1950, na região litorânea do Rio Grande do Sul. Supostamente, a comemoração do dia do salva-vidas é em 28 de dezembro (amanhã) por coincidir com o dia de devoção ao divino anjo Damabiah, responsável pela proteção e auxílio das pessoas que estão ou vivem no mar.

  …

Fora Collor!

Foi no dia 29 de dezembro de 1992 que o então presidente Fernando Collor de Mello renunciou ao mandato, para fugir do provável impeachment. O vice Itamar Franco assumiu a Presidência da República até o final do mandato.

Luz

E foi no dia 31 de dezembro, lá em 1879, que Thomas Edison comercializou a primeira lâmpada incandescente.

Mesa

A Câmara de Campo Grande realiza no dia 1° de janeiro (terça-feira que vem), às 14 horas, a cerimônia de posse da Mesa Diretora eleita para o biênio 2019-2020. A Mesa, que tem a atribuição de dirigir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Câmara, é composta pelo presidente João Rocha, 1° vice-presidente; Cazuza, 2° vice-presidente; Eduardo Romero, 3° vice-presidente; Ademir Santana, 1° secretário; Carlão, 2° secretário; Gilmar da Cruz e 3° secretário; Papy.

Mesa, ainda

Em Campo Grande, os vereadores elegeram a Mesa Diretora durante sessão realizada no dia 5 de abril de 2018, com 28 votos favoráveis e um voto contrário. Isso mesmo, em abril. Que coisa, hein!

Outra Mesa

Em Dourados, cuja eleição aconteceu no início deste mês, não haverá cerimônia de posse no dia 1 de janeiro. O início do mandato será automático. O presidente eleito, Alan Guedes (DEM), disse à coluna que pretende realizar uma cerimônia especial quando começarem as sessões, em fevereiro.

Secretariado

Aproveitando o período de recesso, Délia Razuk (PR) vem mantendo conversações com alguns assessores mais próximos para definição dos nomes que comporão o secretariado para a segunda metade de seu mantado na prefeitura de Dourados.

Secretariado, ainda

Como ‘De Olho’ já comentou, o baixo salário tem sido um forte empecilho para que pessoas convidadas aceitem o desafio. Certo nessa história é que a prefeita está procurando formar um grupo bastante eclético, com forte representatividade junto à sociedade.

Médicos

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para escolha de vagas para os médicos formados fora do país que já enviaram a documentação para participar do Mais Médicos. Agora, os brasileiros graduados no exterior têm os dias 23 e 24 de janeiro para selecionarem os municípios de alocação pelo site do programa. Nos dias 30 e 31 de janeiro, os médicos estrangeiros terão acesso ao sistema para optarem pelas localidades em aberto.

Em março

Dourados será uma das cinco cidades do Brasil a sediar a 63ª Concafras PSE – Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita, de 2 a 5 de março de 2019. As atividades acontecerão na UFGD e na Uems.

Em março, ainda

O evento acontecerá ao mesmo tempo nos municípios de Boa Vista (RR), Lucas do Rio Verde (MT), Piranhas (AL) e São Carlos (SP), envolvendo milhares de pessoas na programação que terá como tema: “A minha paz vos dou” (JO 14:27).

Mais em março

O público é formado por voluntários, simpatizantes, trabalhadores espíritas e pessoas em geral que têm interesse nas mais diversas áreas de assistência e promoção social como atendimento a crianças, adolescentes, idosos, gestantes e outros grupos sociais.

Sem prisão

Com a soltura de João Fava Neto, ex-secretário de Fazenda da prefeitura de Dourados, havia uma expectativa bastante grande ontem que também fossem libertadas as outras três pessoas que foram presas no mesmo dia que ele, em função da Operação Pregão.

Na prisão

No entanto, até o fechamento desta coluna, continuavam atrás das grades a ex-secretária de Educação e vereadora-licenciada Denize Portolann (PR), o empresário Messias José da Silva e o ex-diretor do Departamento de Licitação da prefeitura de Dourados, Anilton Garcia de Souza.

Férias coletivas

Diário MS entra em férias coletivas hoje. A coluna voltará na edição do dia 8 de janeiro. Assim, ‘De Olho’ deseja votos de grandes realizações em 2019 a todos os leitores.

Leia também…

1- Délia faz convites para montar secretariado, mas salário baixo se torna empecilho

2- Estrada entre Ponta Porã e Dourados ‘se transforma’ em avenida

Jeep

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS