Banner São Bento

Trisal com duas mulheres e um homem em “Segundo Sol” repercute na internet

compartilhe:
Em “Segundo Sol”, Selma (Carol Fazu), Maura (Nanda Costa) e Ionan (Armando Babaioff) vivem uma relação a três; “poliamor” é mais comum do que se imagina; a série documental “Amores livres”, do GNT, retratou os diferentes tipos de relacionamentos

Conheça algumas curiosidades sobre chamado “poliamor” ainda é alvo de muito preconceito e falta de credibilidade

 

A novela “Segundo Sol”, da TV Globo, chega ao fim esta semana e um dos assuntos mais comentados na internet é o trisal formado por duas mulheres e um homem. No folhetim escrito por João Emanuel Carneiro, Maura (Nanda Costa), Selma (Carol Fazu) e Ionan (Armando Babaioff) vivem uma relação a três, após relações tumultuadas em relações “convencionais” a dois entre Selma e Maura, e Maura e Ionan, respectivamente.

 

Ainda há muita especulação sobre o que desfecho do trisal, não se sabe se terminarão a trama juntos ou separados, em busca de novos relacionamentos. Já Doralice (Roberta Rodrigues), ex-esposa do irmão de Beto Falcão (Emílio Dantas) também encerrará a trama com final feliz ao se envolver com um francês. Em uma das cenas finais do folhetim, o policial irá buscar os filhos e não esconderá os ciúmes ao encontrá-la toda arrumada para sair com um “amigo” que nasceu na França.

Existe muito preconceito e falta de credibilidade em relação ao “poliamor” e, por mais que seja um assunto que está em voga, ainda é tratado como tabu. As pessoas simplesmente não conseguem entender como é possível viver e amar duas pessoas ao mesmo tempo e não sentir ciúmes.

Ninguém sabe exatamente o que acontece na intimidade dos trisais que andam por aí e, para acabar com algumas dúvidas, o booktuber Danilo Leonardi, criador do canal no YouTube, Cabine Literária e adepto dessa configuração de relacionamento, apontou 10 curiosidades sobre o assunto:

 

“POLIAMOR”

  1. DESEJOS E TRAIÇÕES – Muitas pessoas já estão em relacionamento aberto, mas não sabem. É muito comum, para não dizer inevitável, sentir atração por outras pessoas mesmo quando se está em um relacionamento monogâmico e fechado. Por conta da dificuldade de dialogar sobre sentimentos relacionados à infidelidade, as traições são vistas como banais e corriqueiras entre muitos grupos. Isso não quer dizer que todos os casais tradicionais estejam se traindo por aí, mas ressalta a importância do diálogo sincero e honesto entre as partes de um relacionamento, não importa o tipo.
  2. FECHADO OU ABERTO – Relacionamentos poliamorosos podem ser fechados. Embora existam grupos poliamorosos em relacionamento aberto, isso não significa que todos sejam. Quando comentei nas redes sociais que meu namoro havia sido alterado de casal para trisal (somos 3 namorados agora), muitas pessoas se sentiram confortáveis para se convidar a dormir com a gente, mesmo sem que houvesse abertura para isso. E mesmo se houvesse, não é bem assim que eu recomendaria uma aproximação. Reciprocidade é a principal diferença entre uma paquera e um assédio.
  3. SEXO – As pessoas que vivem o poliamor não necessariamente fazem mais sexo que as outras. Acredito que o sexo seja de grande importância para a manutenção de um relacionamento amoroso, embora muitos passem sem isso. Mas não importa com quantas pessoas você namore, a sua libido provavelmente atingirá um equilíbrio depois de certo tempo. É importante não se iludir e focar na manutenção da intimidade como um todo.
  4. SEXO GRUPAL – Sério. Não é sobre sexo. Um dos maiores preconceitos que tomo nota é o de que pessoas poliamorosas querem apenas justificar fazer sexo a 3 ou mesmo sexo grupal. Porém, se fosse só pelo sexo, seria muito mais simples permanecer um casal e ser discreto sobre investidas sexuais. Nunca conheceu casais assim? Fora que manter dois ou mais envolvimentos ao mesmo tempo exige uma manutenção enorme. Não é algo que valeria a pena apenas pelo prazer sexual.
  5. MENOS DST – Por experiência, vejo que pessoas poliamorosas tendem a fazer mais sexo com camisinha e a fazer testes de DST com frequência, o que diminui drasticamente as chances de se contrair uma doença venérea.
  6. CIÚMES – Sentir ciúmes do outro envolvido, de terceiros, tudo isso é comum. A diferença é que pessoas poliamorosas não são tão possessivas quanto a maioria. Entendemos que cada um é dono de seu próprio corpo e assume as responsabilidades sobre ele.
  7. INCONVENIÊNCIA – Eles não querem dormir com você. Ou pode até ser que queiram, mas forçar a intimidade só vai trazer constrangimento. Se você tem interesse em um grupo poliamoroso de relacionamento aberto, deixe as coisas rolarem naturalmente, como se estivesse paquerando uma pessoa só.
  8. AMOR NÃO É POSSE – Só porque você tem um relacionamento com alguém, isso não significa que a pessoa te pertença. As pessoas se relacionam umas com as outras porque querem, e não porque são obrigadas. Entender isso é fundamental para que haja respeito em qualquer tipo de situação. Lembre-se: demonstrar ciúme excessivo não vai fazer a pessoa aumentar o amor por você.
  9. LIBIDO EXACERBADA – Homens não querem mais que mulheres. Existe um mito de que homens têm mais libido e são mais propensos a desejar várias pessoas ao mesmo tempo, quando na verdade essa é uma questão muito mais cultural do que biológica. Mulheres podem sentir tanta atração por várias pessoas quanto homens.
  10. VARIADAS ESTRUTURAS – Trisais, tetrasais, pentasais. Por mais que eu esteja inventando nomes após “trisais”, existem diversas estruturas possíveis para o poliamor. Existem relacionamentos entre três ou mais pessoas que se namoram entre si, existem aqueles em que as pessoas se namoram separadamente, existem os que são abertos, os que são fechados, o limite é a sua imaginação, desejo e afeto. O importante é não julgar o relacionamento alheio e não se preocupar com o que você teria ou não coragem de fazer. Nem tudo gira ao redor das suas possibilidades.

 

“AMORES LIVRES”

Em 2017, o canal GNT exibiu “Amores livres”, uma série documental dirigida por João Jardim que retrata os diferentes tipos de relacionamento através de depoimentos de pensadores e de pessoas que formam diversas configurações amorosas. O programa está disponível online, no link https://globosatplay.globo.com/gnt/v/4372227/

PBF HALF

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS