São Bento 02

Sucessão de Délia ganha espaço nas rodinhas especulativas

compartilhe:

Coluna De Olho – 26/08/2019 – Jornalista Alfredo Barbara Neto –

Fogo, fogo, fogo

Há algumas semanas, as queimadas espalhadas pelo Brasil se tranformaram no tema mais importante do noticiário nacional. Mas, nos últimos dias, o caso virou notícia mundial e, lamentavelmente, o Brasil se tornou o centro das atenções climáticas. O tal ‘pulmão do mundo’ pode vir a ser um grande câncer. Só não podemos ficar apenas olhando tudo acontecer. É preciso agir.

Igualdade feminina

O Dia Internacional da Igualdade Feminina, comemorado hoje, foi criado para celebrar as conquistas das mulheres na sociedade civil ao longo dos anos. A data foi instituída em alusão à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento que foi elaborado durante a Revolução Francesa, em 26 de agosto de 1789. Tal documento iria refletir, a partir de sua divulgação, um ideal de âmbito universal, ou seja, o de liberdade, igualdade e fraternidade humanas, acima de quaisquer interesses particulares.

2020

A sucessão da prefeita Délia Razuk (sem partido) em Dourados não sai das rodinhas políticas, apesar de tantos problemas que existem aí para serem enfrentados. Interessados direta e/ou indiretamente no tema dão seus pitacos. Cada um especula como acha que pode.

….

Os especulados

Desde o início deste ano, só se falava nas eventuais candidaturas dos deputados estaduais José Carlos Barbosa (DEM), Marçal Filho (PSDB) e Renato Câmara (MDB). Ao grupo, se somariam à disputa um candidato do partido do presidente Jair Bolsonaro, alguém do Partido dos Trabalhadores e o atual presidente da Câmara, Alan Guedes (DEM).

Sem reeleição

Nesse cenário, também vinha se dando como real a notícia de que a prefeita Délia não irá disputar a reeleição. Aliás, ela mesma anunciou tal decisão durante entrevista ao jornalista Silva Júnior, no primeiro semestre.

Com reeleição

No entanto, provavelmente em função das lambanças judiciais envolvendo vereadores afastados e presos, sessões anuladas e comissões processantes Rolando na Câmara, a prefeita ‘saiu do foco’. Foi o suficiente para o pessoal ao redor de Délia se animar e partir para o discurso de que ela vai para a disputa pessoal em 2020.

PT

Ao mesmo tempo, com o vazamento de conversas envolvendo a Lava Jato, os petistas se animaram e até já falam em ter candidatura própria. O vereador Elias Ishy, claro, é o primeiro nome a surgir. Mas, nos últimos dias, até o nome do ex-prefeito Laerte Tetila voltou ao cenário.

PSL

Também a turma do ‘partido do presidente’ se empolgou. Foram descartadas as especulações e já se anuncia como pré-candidato o empresário rural Aristeu Carbonaro, que é o presidente municipal da legenda.

O juiz

Aí, para animar a festa, chega a notícia que o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, que ano passado foi candidato a governador de MS pelo PDT, estaria de mudança para Dourados, com o objetivo principal de disputar a prefeitura ano que vem.

O juiz, ainda

A eventual mudança de domicílio eleitoral ainda não foi publicamente confirmada por Odilon de Oliveira, mas serviu para gerar um novo quadro. Até pesquisa eleitoral virou tema de matéria, colocando o juiz em segundo lugar, mas sem citar número algum. Coisa esquisita, já viu pesquisa sem números?

O líder

Em todos os cenários especulativos, existe um ponto de consenso: a de que o tucano Marçal Filho vem mantendo a preferência do eleitorado douradense. E tal liderança leva a uma pergunta: será que Marçal será mesmo candidato a prefeito ano que em?

O líder, ainda

Em situação bastante confortável nas pesquisas divulgadas e também nas feitas para o tal ‘consumo interno’, o deputado estadual é bastante claro quando indagado sobre o tema: diz que só falará sobre sucessão municipal no primeiro semestre do ano que vem e que sua maior preocupação agora é desenvolver o melhor trabalho possível na Assembleia Legislativa.

Mais o líder

Mesmo assim, lideranças estaduais do PSDB apontam Marçal Filho como o candidato do partido em Dourados em 2020.

DEM

Para embaralhar a história, aparece o Democratas, com o deputado Barbosinha se pondo como pré-candidato a prefeito desde janeiro passado. Aliado de longa data do PSDB, o deputado espera ter o apoio do governo do Estado na empreitada.

DEM e PSDB

Semana passada, por exemplo, circulou nas rodinhas que se Barbosinha for mesmo candidato e o PSDB indicar o vice, o ex-deputado estadual Valdenir Machado seria o nome do momento.

PSDB e DEM

O passarinho que piou tal chapa para a coluna não soube dizer o que Marçal Filho, Alan Guedes e o vice-governador Murilo Zauith (DEM) pensam sobre a formação daquela chapa. Portanto, a conferir!

Xadrez


Como já foi dito nesta coluna, a Câmara de Dourados está no centro das atenções políticas. Fica aqui uma dica: as novidades ali ocorridas semana passada ainda não terminaram e há prenúncio de fortes emoções para os próximos dias.

Leia também…

1- 2 integrantes do Bando do Pepa voltam ao plenário da Câmara hoje.

2- Câmara se torna protagonista e tira a prefeitura do noticiário.

Jeep

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS