Prêmio Jabuti 2018 anuncia os livros finalistas

compartilhe:
Foto: André Argolo/Divulgação

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou, ontem (4), os finalistas do 60º Prêmio Jabuti, mais tradicional premiação literária do país.

Neste ano, o número de categorias caiu de 29 na edição anterior para 18 na atual e estão divididas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Este último contempla ações de incentivo à leitura.

Entre os finalistas destacam-se, na categoria Romance, Lucrécia Zappi, por “Acre” (Todavia), Gisele Mirabai por “Machamba” (Nova Fronteira), Joca Reiners Terron por “Noite dentro da noite” (Companhia das Letras), José Almeida Júnior por “Última hora” (Record), Carol Bensimon por “O clube dos jardineiros de fumaça” (Companhia das Letras) e João Silvério Trevisan por “Pai, Pai” (Alfaguara).

Na categoria Conto, destacam-se Maria Valeria Rezende com “A face serena” (Penalux), Juliana Monteiro Carrascoza e João Anzanello Carrascoza por “Catálogo de Perdas” (SESI-SP Editora) e Marlene de Lima por “Por onde anda a gata?” (7Letras).

Em Crônicas, Noemi Jaffe por “Não está mais aqui quem falou” (Companhia das Letras). Em Biografia, Lilia Moritz Schwarcz por “Lima Barreto: triste visionário”.

A lista completa está disponivel no site https://www.premiojabuti.com.br/finalistas-2018/.

Nesta edição, o Prêmio Jabuti anunciou diversas mudanças voltadas ao leitor e ao mercado. Algumas dessas mudanças, em especial na junção das categorias Infantil e Juvenil, causaram polêmicas que culminaram com o pedido de demissão de Luiz Armando Bagolin, curador do Prêmio. Entre os finalistas dessa categoria, destacam-se: Alexandre Rampazo, com A cor de Coraline (Rocco) e Mauricio Negro, com Gente de cor, cor de gente (FTD).

Os vencedores em cada uma das categorias levarão para casa R$ 5 mil cada e o autor do Livro do Ano leva R$ 100 mil.

A cerimônia de entrega da premiação acontecerá em 8 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e contará com uma homenagem ao poeta amazonense Thiago de Mello, que receberá prêmio “Personalidade Literária”, em reconhecimento ao conjunto de sua obra – referência da literatura regional do Brasil, conhecida internacionalmente e traduzida para mais de 30 idiomas.

Jeep

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS