Prefeitura e Câmara fazem lista única de prioridades a governador

IPTU nos distritos

O vereador Olavo Sul (Patriota) fez uma veemente defesa dos distritos de Dourados, durante a sessão ordinária de segunda-feira, reforçando que apesar da cobrança de Imposto Predial e Territorial Urbano naquelas localidades, os moradores não têm “quase nenhum retorno”. O mandato do moço vem se transformando num dos mais eficientes da atual legislatura.

Consciência negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado hoje, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente, existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.

Aumento

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou ontem de manhã, em regime de urgência, reajuste de 4,17% para cerca de 300 servidores municipais, entre os quais o prefeito e o vice-prefeito que recebem o teto constitucional. Detalhe: o projeto foi elaborado pela Mesa Diretora a pedido do prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Aumento, ainda

Ao final da votação, o projeto recebeu 20 votos favoráveis e 5 contrários. 3 vereadores não estavam na sessão e o presidente João Rocha (PSDB) não votou.

Lista

A prefeita Délia Razuk (PTB) se reuniu com grupo de vereadores ontem de manhã, no gabinete do presidente da Câmara de Dourados, Alan Guedes (DEM). Em pauta, o fechamento da lista de prioridades para o município a ser apresentada hoje ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Lista única

A coluna ficou sabendo que Prefeitura e Câmara irão apresentar uma única lista com as reivindicações. O governador inicia hoje a etapa da Grande Dourados do programa ‘Governo Presente nos Municípios’. Até sexta-feira, ele receberá os mandatários de 17 municípios na sede regional da Sanesul, em Dourados.

Lista, ainda

Assim, Câmara e Prefeitura entregarão ao governador documentos distintos, mas com o mesmo teor. Os pedidos estão relacionados às áreas de saúde e infraestrutura.

Lista, asfalto

As reivindicações de Dourados são a duplicação da rua Coronel Ponciano, o asfaltamento das linhas de ônibus urbanos e também do tal quadrilátero central (ou seja, as ruas transversais entre Joaquim Teixeira Alves e Weimar G. Torres).

Lista, cruzamento

Outro pedido é uma solução definitiva para os perigos que rondam o cruzamento da Coronel Ponciano com a BR 163, o chamado ‘Trevo do DOF’. A sugestão é que seja feito um viaduto no local.

3 edis

Dos três vereadores cuja situação nem Freud explica, apenas Idenor Machado (PSDB) participou da reunião para elaboração definitiva da lista de reivindicações. Os outros dois, Pastor Cirilo (MDB) e Pedro Pepa (DEM), não deram o ar da graça.

3 edis, ainda

Vale lembrar que continua vigorando a decisão que impede os três de se encontrarem fora do âmbito da Câmara. Eles também estão impedidos de sair de casa depois das 19 horas. A agenda com o governador, hoje, tem horário previsto de começar às 18 horas.

Biometria

O Cartório Eleitoral de Dourados fará plantão da biometria no próximo sábado especialmente para atendimento aos eleitores de Itaporã, ficando aberto das 8h até 14h.

Biometria, ainda

A iniciativa conta com apoio da prefeitura de Itaporã e do Tribunal Regional Eleitoral. Para facilitar a vida dos eleitores, haverá ônibus saindo de frente ao prédio da prefeitura, bem no centro da cidade, às 8 horas em ponto.

Jornalismo

O Portal ‘Congresso em Foco’ está lançando a sua primeira campanha de financiamento coletivo. O crowdfunding, feito através da plataforma Catarse, tem como objetivo manter e aprimorar um trabalho que é feito desde 12 de fevereiro de 2004, data em que o site foi ao ar pela primeira vez.

Independente

A campanha foi anunciada oficialmente pelo fundador do site, Sylvio Costa, durante a entrega do Prêmio Congresso em Foco. Referindo-se à onda conservadora que coloca em risco valores democráticos, ele disse: “Nunca a democracia precisou tanto do jornalismo, e nunca o jornalismo independente precisou tanto da sociedade. E é esse apoio que estamos pedindo, pela primeira vez, para dar seguimento a um trabalho que nunca foi fácil, mas que hoje tem novos e maiores desafios a enfrentar”.

Crowdfunding

De acordo com o Wikipédia, o financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding, consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa.

Mais crowdfunding

Para se informar, ter mais detalhes sobre a iniciativa do ‘Congresso em Foco’ e contribuir, acesse o endereço congressoemfoco.uol.com.br