São Bento 02

Prefeita de Antonio João deve disputar a reeleição por outro partido

compartilhe:

Coluna De Olho – 24/06/2019- Jornalista Alfredo Barbara Neto –

Jubileu de Prata

Missa celebrada ontem de manhã na catedral Imaculada Conceição, em Dourados, festejou um duplo Jubileu de Prata: os 25 anos de vida presbiterial do padre Otair Nicoletti e os 25 anos de existência do Ceia (Centro de Integração do Adolescente ‘Dom Alberto’).

Disco voador

Hoje é o Dia Mundial do Disco Voador, data que marca a principal celebração do ano de um ufologista, nome dado a quem estuda a existência de UFOs, sigla em inglês para Unidentified Flying Object — ou, em bom português, OVNI: acrônimo de Objetos Voadores Não Identificados. Muita gente relata ter tido contato visual com as espaçonaves que trariam alienígenas para a Terra. Estes veículos teriam o formato de um disco, daí o nome disco voador, mas nunca houve qualquer comprovação exata de que algo do tipo tenha sobrevoado o espaço aéreo de nosso planeta.

Reeleição

Márcia Marques (MDB), prefeita de Antonio João, foi prestigiar o colega Marquinhos do Dedé (MDB), pelas comemorações dos 32 anos de Vicentina. Na noite de sábado, ela cantou durante todo o show da dupla ‘Jads & Jadson’.

Reeleição, ainda

Após a apresentação da dupla sul-mato-grossense, ela conversou com a coluna, quando falou de sua pretensão de disputar novo mandato, em outubro do ano que vem. A prefeita revelou ainda que pode mudar de endereço partidário e se filiar ao Democratas.

Mais reeleição

Márcia contou que já falou sobre a possível mudança com a ministra Teresa Cristina e com o vice-governador Murilo Zauith que, aliás, é o presidente estadual do DEM.

Vicentina

O vereador Juarez de Oliveira (MDB), de Dourados, também esteve em Vicentina na noite de sábado. Do mesmo partido do prefeito daquela cidade, o vereador douradense disse que foi prestigiar e agradecer o convite feito por Marquinhos do Dedé.

Festa junina

Na cultura popular brasileira, as festas juninas têm lugar especial, pois, além de valorizarem as tradições locais do país, também revelam muitos elementos históricos, religiosos e mitológicos curiosos, que passam despercebidos. Tais festas, segundo o site ‘Brasil Escola’, seguem o calendário litúrgico da Igreja Católica que, no processo de assimilação dos antigos cultos pagãos europeus – na transição da Idade Antiga para a Idade Média –, acabou por substituir os rituais dedicados aos deuses médio-orientais, gregos, romanos e nórdicos por festas dedicadas aos santos.

Festa junina, ainda

Havia, na segunda quinzena do mês de junho, quando ocorria o solstício de verão na Europa, o culto a deuses da natureza, das plantações, colheitas etc. Um desses deuses era Adônis que, segundo o mito grego, foi disputado por Afrodite (deusa do amor) e Perséfone (deusa dos infernos). A disputa foi apaziguada por Zeus, que determinou que Adônis passaria metade do ano com Afrodite, no mundo superior, à luz do Sol, e a outra metade com Perséfone, no mundo inferior, nas trevas.

Mais festa junina

O “Brasil Escola’ registra ainda que essa disputa entre deusas acabou sendo associada aos ciclos naturais da vegetação, que morre no inverno e renasce e vigora na primavera e verão. O culto a Adônis, cujo dia específico era 24 de junho, tinha por objetivo a celebração dessa renovação, da “boa-nova” do renascer da natureza. Essa ideia foi assimilada pelo cristianismo, que substituiu Adônis por São João Batista.

São João

Na tradição cristã, São João Batista anunciou a “boa-nova” (boa notícia) da vinda do Cristo, filho de Deus, salvador da humanidade, que “renovaria todas as coisas”. Foi ele também que batizou Cristo no rio Jordão. Da história de São João, a cultura popular europeia retirou vários símbolos, que passaram a se mesclar com os tradicionais ritos de colheita remanescentes do culto a Adônis. Um dos símbolos mais importantes é a fogueira.

Fogueira

No caso específico do Brasil, ainda de acordo com o ‘Brasil Escola’, a prática do acendimento da fogueira na noite de 23 para 24 de junho foi trazida pelos jesuítas. Tal prática foi com o tempo associada a outras tradições populares, como o forrobodó africano (espécie de dança de arrasta-pé), que daria no forró nordestino, e a quadrilha caipira, que herdou elementos de bailes populares da Europa – palavras como “anarriê”, “alavantú” e “balancê”, por exemplo, são adaptações de termos de bailes populares da França.

Simpatia da fogueira

Em torno da fogueira de São João também se desenvolveu uma série de superstições e simpatias. Há, por exemplo, a prática do “batismo na fogueira”, que cria laços de apadrinhamento na ação de saltar as brasas de uma fogueira que se tenha acendido.

..

Mais simpatia

Há também a tradição de inúmeras simpatias de adivinhação, principalmente aquelas relacionadas com o casamento. Um exemplo é a simpatia de se passear descalço nas brasas da fogueira com uma faca virgem em mãos. Depois, tal faca deve ser cravada em uma bananeira. No dia seguinte, a pessoa deve tirar a faca da bananeira e observar os desenhos que a nódoa do caule terá produzido. Desses desenhos aparecerão as iniciais do nome da pessoa com quem vai se casar.

Leia também…

1- Diário MS vai ‘emendar’ o feriadão; próxima edição sairá na segunda.

2- Estados e municípios estão proibindo o uso de canudinhos de plástico.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Nos aqui do parque estamos acurando um converseiro que tem nome novo para as próximas eleições.
    Diga-se de passagem Fábio Aguiar tentou em 2008 mais não conseguiu por causa dos acertos. Mais agora parece que é pra valer, e nois aqui apoiamos ele. Porque conhecemos e sabemos da simplicidade. Não é gente de aparecer só em eleições! Quem conheceu ele quando jovem, fez muito por nois aqui junto ao nosso amigo eterno Valdemar. Vem com toda força Fábio que nosso time está preparado e de graça como fizemos com nosso presidente. Só precisa sair deste partido sei aí, porque só tem malaco.
    Parque I e II, Colibri,Vila Vieira, whose Jardin das Oliveiras sempre lembrará do foi feito aqui. E sem se aparecer. 2020 Fábio Aguiar

    • Ihullllll não acredito! Já vou participar do que precisarem.
      Aqui é do Jóquei e já vou avisar minhas amigas para ver este lindo cuidando da cidade. Beijo lindo

Jeep

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS