PL convida outros partidos para debater sucessão em Dourados

Coluna De Olho – 4/02/2020 – Jornalista Alfredo Barbara Neto –

Fátima sem folia

A prefeita Ilda Salgado Machado anunciou no fim de semana que não será realizada este ano a edição do ‘Fátima Folia’. Tradicional, há vários anos esta festa carnavalesca atrai milhares de foliões para a cidade e que, certamente, contribui para com a economia de Fátima do Sul. A alegação é que não há recursos suficientes nos cofres municipais para bancar o evento.

Contra o câncer

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde. Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

PL

O Partido Liberal (que até maio do ano passado era Partido da República) também está de movimentando em Dourados, sob o comando do ex-vereador Carlinhos Cantor. Como outros partidos, ele também está em busca de montar chapa de candidatos para disputar a Câmara Municipal.

PL, ainda

À coluna, Cantor disse que o partido está organizando um café com lideranças de outros partidos políticos que deverá ocorrer na semana que vem. O objetivo é “discutir o cenário político e a participação desses partidos na eleição deste ano no município”.

PP

Já o Progressistas (antes denominado Partido Progressista) agora é presidido em Dourados pelo advogado Eudélio Mendonça de Almeida. Ele passou o dia ontem em Campo Grande conversando com lideranças estaduais da legenda.

Patriota

O vereador de primeiro mandato Olavo Sul, do Patriota, revelou à coluna que tem recebido alguns convites para mudar de endereço partidário. É certo que ele irá se candidatar a um segundo mandato.

Patriota, ainda

Olavo tem conversado com pessoas mais próximas ao seu mandato, mas ressaltou que nada está definido. O edil, um dos mais atuantes da atual legislatura em Dourados, pretende aguardar a ‘janela’ para anunciar a mudança.

Janela

Falando nisso, faltam menos de dois meses para que as pessoas que desejam disputar algum cargo na eleição municipal de outubro deste ano definam por qual sigla irão sair às ruas pedindo votos.

Janela, ainda

Quem é vereador, por exemplo, tem prazo até o dia 3 de abril para mudar de legenda e não correr o risco de perder o cargo por eventual processo de infidelidade partidária. A tal janela será aberta no dia 5 de março.

Temor

O desgaste da classe política tem sido o maior entrave para gente que já exerce mandato e também para gente que gostaria de exercer. A disputa municipal é certamente a mais acirrada que existe e é também quando ocorrem os maiores ataques.

Temor, ainda

Por isso mesmo que o eleitor precisa estar consciente na hora de decidir em quem votar. Afinal, não adianta trocar o voto por algum favorecimento, pois qualquer que seja ele, é ilícito. E o eleitor que troca o voto não tem sequer o direito de cobrar moralidade do político no cargo, né!

Pós-graduação

A Universidade Federal da Grande Dourados está com inscrições abertas para candidatos aos programas de pós-graduação stricto sensu nas seguintes áreas: Agronegócios; Ciências da Saúde; Educação; Engenharia Agrícola; Geografia; Química; Zootecnia; Ciência e Tecnologia Ambiental.

Pós-graduação, ainda

Há vagas de mestrado e/ou doutorado para ingresso durante todo o semestre letivo de 2020. As inscrições são realizadas online, desde ontem e até o dia 10 deste mês, pelo endereço eletrônico: https://sistemas.ufgd.edu.br/scpg-inscricao, conforme cronograma específico de cada programa, estabelecido nos editais.

Gravidez

No Brasil, cerca de 930 adolescentes e jovens dão à luz todos os dias, totalizando mais de 434,5 mil mães adolescentes por ano. Este número já foi maior e agora está em queda. Ainda assim, o Brasil registra a maior taxa entre os países da América Latina e Caribe, chegando a 68,4 nascidos vivos para cada mil adolescentes e jovens.

Gravidez, ainda

Para reduzir ainda mais estes casos, o Ministério da Saúde e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançaram ontem uma campanha para prevenir a gravidez precoce: “Tudo tem seu tempo: Adolescência primeiro, gravidez depois”.

AL

A abertura da 2ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura está marcada para 8h45 de hoje com a recepção dos parlamentares e do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), na rampa de acesso ao Palácio Guaicurus, na Assembleia Legislativa.

AL, ainda

O evento é aberto ao público, mas a grande maioria do público é formada mesmo por políticos (como prefeitos e vereadores) que comparecem ao ato como forma de prestigiar as lideranças estaduais.

Leia também…

1- DEM monta chapa de vereador e Madson não vai disputar.00

2- Termina investigação do caso da carretinha reformada na PED.

3- Araponga sugere a partido para esperar um tempinho antes de filiar vereador.