PED não explica criação de porcos, mas pune agentes penitenciários

Coluna De Olho – 5/12/2019 – Jornalista Alfredo Barbara Neto –

Represálias na PED

O caso do detento que foi baleado semana passada na Penitenciária Estadual de Dourados continua sem explicação oficial. Ao mesmo tempo, represálias começam a ocorrer com rapidez. Um agente penitenciário foi transferido para o presídio semiaberto (o que é considerado uma espécie de punição) e o agente chefe do plantão foi afastado. Curioso é que ninguém fala nada sobre o reforma da carretinha que aconteceu lá e muito menos sobre a área usada para criação de porcos. Coisa estranha, né!!!

Dia do voluntário

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Voluntário (ou Dia Internacional do Voluntariado), data criada com objetivo de desenvolver o espírito de solidariedade nas pessoas, que são convidadas a colaborar com o desenvolvimento sustentável do planeta a partir de inúmeras ações. O Dia do Voluntário foi instituído pela ONU em 1985. No Brasil, o Dia do Voluntário também é celebrado em 28 de agosto, data esta conhecida como Dia Nacional do Voluntariado.

  …

PSD

Continua a saga da vereadora Daniela Hall (PSD) com o objetivo de preparar o partido para a disputa municipal do ano que vem em Dourados. Recentemente, ela admitiu que pode inclusive concorrer ao cargo de prefeita, mas que a meta, por enquanto, é se reeleger para um segundo mandato.

PSD, ainda

Antes disso, porém, Daniela está buscando formar um grupo forte para disputar vagas na Câmara Municipal. Com a nova legislação, não haverá coligação e, assim, cada partido precisará ter sua chapa própria, composta por 28 pessoas, das quais nove devem ser mulheres.

Mais PSD

Na semana que vem, Daniela, que é presidente do partido em Dourados, tem reunião agendada com o senador Nelsinho Trad, que é o presidente estadual da legenda. Em pauta, definir o caminho a ser trilhado pelo PSD na campanha municipal.

Embarque

O deputado federal Beto Pereira (PSDB) apresentou um Projeto de Lei que permite o embarque de passageiro em conexões de voos, quando este não compareceu, por algum motivo, na origem do trajeto. As companhias aéreas não poderão cobrar taxas para este tipo de embarque.

Embarque, ainda

A proposição também permite ao passageiro trocar sua bagagem de mão pelo transporte de animal doméstico de pequeno porte sem pagar valores extras, desde que o peso e tamanho sejam compatíveis com o que autoriza a legislação. O PL está tramitando na Câmara Federal.

Bíblia

Para comemorar o Dia da Bíblia, data instituída em Dourados através de iniciativa do vereador Braz Melo (PSC), dois anos atrás, o Conselho Municipal de Pastores está organizando a leitura coletiva e ininterrupta do livro sábado e domingo.

Bíblia, ainda

A data é 8 de dezembro e como este ano coincide com o dia da padroeira de Dourados, a leitura será realizada no Parque dos Ipês, a partir das 6 horas de sábado, com previsão de término por volta das 21 horas de domingo.

Mais Bíblia

Qualquer pessoa cristã, independentemente da religião que segue e/ou frequenta, pode participar da leitura coletiva. Basta ir até o Parque dos Ipês e falar com os organizadores.

Bíblia no portal

Entrevista em vídeo gravada com Braz Melo sobre essa atividade pode ser conferida no Portal do Diário MS, no endereço diarioms.com.br

Bíblia na praça

A leitura ininterrupta da Bíblia começou em Dourados na segunda gestão de Braz Melo como prefeito, no final da década de 1.990. Naquele período, a leitura era feita na Praça Antonio João.

Casamento

O programa ‘Estatísticas do Registro Civil’, divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que, ano passado, houve crescimento de 61,7% de casamento entre pessoas do mesmo sexo. Já o casamento tradicional (entre homem e mulher) teve queda de 1,6%.

Casamento, ainda

O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi autorizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em 2013, quando foram registrados 3.700 pelo Brasil afora. Nos quatro anos seguintes, a média foi de 5.400 casamentos por ano. E em 2018 foram 9.500.

Mais casamento

O IBGE destacou que o aumento do casamento entre pessoas do mesmo sexo ocorreu em todas as regiões do país, sendo o menor crescimento observado no Centro-Oeste (42,5%) e o maior no Nordeste (85,2%).

Casamento em MS

Aqui no Estado, as estatísticas se assemelham ao que está ocorrendo no Brasil. Ano passado, houve aumento de 41,88% no número de casamento entre pessoas do mesmo sexo, comparando-se aos dados de 2017.

Mais casamento em MS

O levantamento oficial do IBGE mostra que em 2018 aconteceram 166 casamentos entre pessoas do mesmo sexo e que foram devidamente registrados em cartório. Do total, 56 foram entre homens e 110 entre as mulheres.

Casamento em MS, ainda

Em 2017 foram contabilizados 117 casamento em cartórios de MS, unindo pessoas do mesmo sexo. Em 2016, foram 106.

Leia também…

1- Reajuste no salário da prefeita de Dourados volta a ser debatido.

2- Ex-secretário de Reinaldo pode disputar prefeitura de Campo Grande.