Passarinho bem vermelho diz que preferido do PT a prefeito é Elias Ishy

Coluna De Olho – 13/02/2020 – Jornalista Alfredo Barbara Neto –

Árvore do semáforo

Demorou, mas finalmente no trânsito de Dourados foi possível obter galhos da árvore que estavam impedindo as respostas do seminário instalado na rua Toshinobu Katayama, bem como na esquina com uma avenida Marcelino Pires. Agora sim ficou tudo em ordem.

Dia do rádio

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Rádio. Este dia foi declarado oficialmente como dados do rádio pela Unesco. 13 de fevereiro foi escolhido por ser o dia em que a Rádio das Nações Unidas emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa simultâneo para um grupo de seis países. Uma das primeiras transmissões radiofônicas brasileiras que teve grande impacto foi a ópera ‘O Guarani’, que ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, em razão das comemorações do centenário da Independência do Brasil.

 …

PSDB

No final da tarde de anteontem, aconteceu em Campo Grande, um encontro entre o presidente estadual do PSDB, Sérgio de Paula, e figuras importantes do partido em Dourados. Em pauta, uma eleição municipal deste ano.

PSDB, ainda

Lá estiveram o deputado estadual Marçal Filho, o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, os vereadores Sérgio Nogueira e Idenor Machado, membros da Executiva e presidente do partido em Dourados, Valdenir Machado.

Mais PSDB

O pessoal de Dourados ouviu o presidente estadual que cabia ao diretório municipal definir os rumos da candidatura a sucessão municipal. E que irá apresentar ao grupo uma pesquisa de opinião (quantitativa e qualitativa) que está sendo feita pelo comando estadual da legenda.

Bolsa Família

O pagamento do Bolsa Família começou ontem. Ao todo, 13,2 milhões de famílias em todo o país recebem R $ 2,5 bilhões do governo federal. O valor médio do benefício, de R $ 190, é fundamental para a subsistência da população mais vulnerável, já que o complemento da renda garante o alívio mais imediato da pobreza. Que beleza, não!

Distritos

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) e o verificador Silas Zanata (Cidadania) estão preocupados com a situação dos distritos de Dourados. Nesta semana, os dois lançamentos distribuídos enumerando problemas enfrentados por moradores dessas localidades.

Jetons

O Portal UOL revelou ontem que três ministros do governo de Jair Bolsonaro acumulam ou recebem salário com gratificações extras, também conhecidas como ‘jetons’, paginas de status e pelo Sistema ‘S’, que recebe verbas públicas.

Jetons, Mandetta

De acordo com uma reportagem, o ministro sul-mato-grossense Luiz Henrique Mandetta (da Saúde) recebeu pelo menos R $ 105 mil desde agosto de 2019.

Jetons, mais 2

Os outros dois ministros são Marcos Pontes (da Ciência & Tecnologia), que ganharam menos de R $ 43 mil, e o recém-nomeado Rogério Marinho (do Desenvolvimento Regional), que recebeu cerca de R $ 189 mil em jetons.

Jetons, os 3

Segundo o UOL, que fez uma denúncia com os dados do Portal da Transparência, juntos, os três integrantes do primeiro escalão do governo federal receberam R $ 337 milhões em jetons, além dos impostos que têm direito durante o primeiro ano do governo Bolsonaro.

PT

Passarinho no mercado lá atrás, procure uma coluna para dizer quem é o ex-reitor da UFGD, Damião Duque de Farias, não tem preferência dos filiados para disputar a seleção de candidatos em Dourados em outubro deste ano. Dias atrás, ‘De Olho’ disse que Damião tem preferência por cabeças coroadas pelo PT municipal.

PT, ainda

Só que, de acordo com uma grande penugem, o preferido da ‘companheirada’ é o mesmo vereador Elias Ishy, que está no quarto mandato consecutivo na Câmara Municipal.

Mais PT

Em toda seleção, o nome de Elias surge como candidato forte, mas o moço insiste em permanecer como verificador. Em 2016, por exemplo, ele foi o segundo mais votado entre todos os candidatos do município.

Sem PT

Para uma sucessão municipal de outubro, o PT não pode contar, o segundo passar o mesmo, com o ex-prefeito Laerte Tetila e nem com o ex-deputado estadual João Grandão, por estar inelegível.

Sem PT, ainda

Mas, mesmo assim, não é possível buscar votos para os mesmos, os dois podem perfeitamente ir para as ruas apoiando os candidatos do partido.

Gasolina

O aumento no valor do litro da gasolina cobrado em todo o Estado está dando muita dor de cabeça para os deputados estaduais que votaram favoravelmente ao aumento do imposto, no final do ano passado.

Gasolina, ainda

Na bomba de postos de combustível, ou litro está, pelo menos 24 centavos de reais mais caros desde ontem, quando o imposto começou a vigorar.

Mais gasolina

Quando o imposto foi aprovado praticamente não houve manifestação popular. Agora, no entanto, quando entrou em vigor que as pessoas parecem ter sentido ou bolso. E como redes sociais não perdoam!

Leia também…

1- Empresa de placas dá fone errado e gera transtorno à moradora de Dourados.

2- Após definir Campo Grande, MDB agora se volta para Dourados.

3- Não tem comparação: vídeos postados por Délia, Braz e Barbosinha.