São Bento 02

Palestra debate sucessão e segurança patrimonial no campo

compartilhe:

A primeira palestra do 3º Ciclo de palestras “Direitos & Agronegócio” trouxe como tema os três pilares de um planejamento sucessório sustentável. O palestrante, que é especialista no assunto, destacou a importância do planejamento e da definição de estratégias para a sucessão. O evento foi realizado no primeiro dia da 55ª Expoagro e acompanhado por produtores rurais e profissionais da área do direito e contabilidade. A realização é da assessoria jurídica do Sindicato Rural. Promovida pelo Sindicato Rural de Dourados, a 55ª Expoagro começou nesta sexta-feira (10) e segue até o dia 19 no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

O primeiro palestrante foi o advogado e mestre em direito tributário, Luiz Paulo Jorge Gomes, que durante uma hora explicou quais são as estratégias para uma vida financeira e jurídica sustentável para o produtor rural. “ É preciso tratar de forma independente o que é patrimônio e o que é atividade operacional; uma coisa não se confunde com a outra. São dois grandes patrimônios que o produtor rural tem: a propriedade em si e a atividade desenvolvida em cima da propriedade, e por isso ele precisa olhar com carinho para estas duas questões ”, explica Gomes.

Durante a palestra, também foram abordadas as características de uma holding, tipo de empresa que concentra o patrimônio rural e oferece benefícios na administração para o homem do campo. “ A holding é uma etapa, o trabalho não se conclui unicamente com a holding. Principalmente pensando em dois pilares, que é a questão da economia tributária e da segurança patrimonial. Hoje, a holding se encaixa como melhor modelo”, finaliza Gomes.

Durante os dez dias de feira estão programadas 12 palestras no 3º Ciclo “Direitos & Agronegócio”. Ainda na sexta-feira, também foi realizada a palestra “Regularização Ambiental: Riscos de Sanções Administrativas e Criminais”, com a advogada especialista em Direito Administrativo, Adriana Siqueira Fausto. “Espero que ao longo da feira, todas as palestras do nosso ciclo tenham a casa cheia como foi essa primeira”, comenta o assessor jurídico do Sindicato Rural, Joderli Dias do Prado Júnior.

Confira a programação do 3º Ciclo de Palestras “Direito & Agronegócio”:

13/05 – 16h45: Pós-CAR, um ano para adesão ao PRA, o que fazer?

13/05 – 18h30: Invasões de propriedades rurais e medidas de proteção e recuperação da posse

14/05 – 16h45: Crédito rural e seguro rural: aspectos atuais e segurança jurídica

 

14/05 – 18h30: Meios de prova da atividade rural para fins de benefícios previdenciários: mudanças a partir da MP 871/2019

15/05 – 16h45: Planejamento patrimonial e sucessório no meio rural: estudos de casos

15/05 – 18h30: Compensação de reserva legal: unidade de conservação x títulos de cota de reserva ambiental: estudos de caso

16/05 – 16h45: Tributação na alienação de imóveis rurais: IR – Ganho de capital, ITBI e ITCD

16/05 – 18h30: Endividamento rural: estratégias jurídicas para proteger o patrimônio e seguir plantando

17/05 – 16h45: Reflexos da reforma trabalhista no meio rural

17/05 – 18h30: Contrato de arrendamento x contrato de parceria: aspectos práticos cíveis e tributários

Todas as palestras acontecem no auditório do GPP (Grupo Plantio na Palha), no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho. A entrada é gratuita e serão fornecidos certificados de presença aos participantes.

Fotos: Divulgação

Jeep

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS