Olavo Sul promove mutirão de limpeza no Panambi amanhã

Coluna De Olho – 6/02/2020 – Jornalista Alfredo Barbara Neto –

Município + Cidadão

Cidades de todo o Brasil têm até o dia 15 de março para aderir ao Programa Município + Cidadão. A iniciativa lançada pelo Ministério da Cidadania tem o objetivo de reconhecer e valorizar iniciativas que transformam comunidades por meio da implantação de políticas públicas integradas nas áreas da Cultura, Desenvolvimento Social e Esporte. Interessados em participar devem acessar a página oficial (cidadania.gov.br/municipiomaiscidadao) e formalizar a adesão ao programa.

Defesa ambiental

Toda pessoa deve exercer a responsabilidade socioambiental na sociedade através de práticas sustentáveis. Só que hoje é comemorado o Dia do Agente de Defesa Ambiental no Brasil, profissional responsável por proteger áreas verdes e a biodiversidade. O Agente de Defesa Ambiental é do o guardião oficial do patrimônio natural de um país, sendo responsável por impedir devastações, exploração florestal, caça ilegal, dentre outras irregularidades.

Panambi

O vereador Olavo Sul (no Patriota, ainda) está à frente de mais um mutirão de limpeza contra o mosquito transmissor da dengue. Desta vez, a ação será realizada no distrito de Panambi, amanhã, durante todo o dia.

Panambi, ainda

O vereador iniciou ações deste tipo no ano passado nos distritos, como em Vila São Pedro e Vila Vargas, de onde foram retiradas toneladas de entulho.

Mais Panambi

Dentre os preparativos para o mutirão de amanhã, o vereador esteve ontem visitando moradores do distrito. Estudantes também estão mobilizados e juntando principalmente produtos recicláveis, como garrafas pet.

Ciumeira

Como ‘De Olho’ comentou outro dia, Olavo Sul vai mesmo deixar seu partido atual. Passarinho piou que tem gente do Patriota com enorme ciúme dos votos que o vereador poderá receber nas urnas, em busca da reeleição.

Ciumeira, ainda

É meio difícil de entender, mas é isso mesmo: o Patriota de Dourados não quer ter um vereador com mandato na sua lista de candidatos na eleição deste ano. Coisa estranha!

DEM

O Democratas está organizando um encontro estadual para o dia 15 deste mês (sábado da semana que vem) no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados). A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, deverá participar.

DEM, ainda

Pré-candidato a prefeito de Dourados, o deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha, deve ser o centro das atenções no encontro que o DEM realizará dia 15.

Sem DEM

Não foi exatamente uma grande surpresa o teor da manchete do Diário MS de ontem: ‘Alan Guedes pode deixar DEM para disputar a Prefeitura de Dourados’. Pelo menos internamente, algumas lideranças do partido já aguardavam por tal decisão.

Sem DEM, ainda

Desde o episódio em que se elegeu presidente da Câmara, em dezembro de 2018, Alan Guedes vem sentindo desconforto em lidar com alguns membros do partido. Agora, quando se abre a possibilidade de disputar o cargo de prefeito, o caminho a ser seguido é mesmo a mudança de endereço partidário.

Futuro

Por outro lado, a notícia provocou enorme surpresa em lideranças de outros partidos e, ao mesmo tempo, originando diversos comentários especulando sobre o futuro político do presidente da Câmara de Dourados.

Outro partido

Ontem logo cedo já tinha gente garantindo que Alan Guedes irá se filiar, quando abrir a ‘janela’, no Progressistas, partido que desde o final do ano passado está sendo presidido em Dourados por seu pai, o advogado Eudélio Mendonça de Almeida.

Indefinido

À coluna, no final da tarde, o presidente da Câmara deixou claro que não tem nada definido. Segundo ele, está sendo iniciado um período de muitas conversas e avaliações dos cenários que estão se formando.

Plebiscito

O senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator da proposta de emenda à Constituição do Pacto Federativo, adiantou ao portal ‘Congresso em Foco’ que vai alterar o texto enviado pelo governo para que a extinção dos menores municípios do país seja decidida por seus próprios moradores. Se a PEC for aprovada este ano, o plebiscito acontecerá junto com as eleições municipais de 2024.

Plebiscito, ainda

A PEC do Pacto Federativo faz parte de um pacote de três propostas de emenda à Constituição que tem o objetivo de conter despesas obrigatórias da União, estados e municípios. A PEC em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado prevê que cidades de até 5 mil habitantes que não tenham 10% da arrecadação com recursos próprios deixem de existir.

Leia também…

1- PL convida outros partidos para debater sucessão em Dourados.

2- DEM monta chapa de vereador e Madson não vai disputar.

3- Termina investigação do caso da carretinha reformada na PED.