Banner São Bento

O HIV e os Gays

compartilhe:
Coluna Inhaí
Coluna Inhaí

Você está lá. Conheceu o rapaz, boy magia – ou pode ter conhecido uma moça charmosa. Ok, pouco importa. Conheceu, digamos, esta pessoa. Você está encantado pela aparência, pelo jeito e por toda a conversa envolvente. A pessoa é uma boa pessoa, é bem vista e querida. E é soropositiva, ou seja, convive com o HIV. Você ia querer continuar com ela? Pretendo, com esta publicação, levantar a questão e fazer com que o leitor reflita sobre esta situação.

 

Um paralelo aqui. Eu pensei muito antes de escrever na coluna sobre HIV e AIDS. Eu fiquei com medo de estar fomentando o estigma de o gay estar sempre relacionado à coisa ruim, doença. Só que sejamos claros aqui, tá, mores: segundo a OMS homens que fazem sexo com homens apresentam 20 vezes mais chances de contrair HIV – ou seja, preserve-se.

 

Ok. Vamos seguir no tema anterior. Ninguém é obrigado a saber lidar ou querer estar com um(a) parceiro(a) soropositivo, principalmente quando a pessoa em questão não é sequer alguém que você ama, mas é dever de todo o vale estar informado para que não se reproduza informações distorcidas ou se fomente o preconceito contra azamiga com HIV.

 

Eu não quero fazer a Alice e dizer que AIDS é uma gripe, muito menos dar argumentos para quem quer ser irresponsável de ficar transando sem camisa. Só que também não dá para, em 2017, ter um bando de minoria sofredora reproduzindo preconceito e taxando os outros de condenado. Você já se informou sobre HIV? Sobre AIDS? Aliás, sabe a diferença? Pois bem, se informe. Não apenas sobre as medidas de proteção que você deve tomar, mas também sobre como é a vida de quem convive com o vírus.

 

O HIV não é o fim da vida, não significa que a pessoa está com seus dias contados nem que toda a sua existência perdeu o sentido. Acorda de leve. Quem descobre que foi carimbado tem sim prejuízos seríssimos em sua vida – de forma bastante similar ao diabético. Há limitações de estilo de vida, restrições alimentares, necessidade de autoconscientização e afins… só que dentro destes “afins” o pior é o estigma social.

 

O preconceito, a falta de informação sobre o tratamento e o fato de o povo ser bem maldito na hora de julgar o outro representam danos reais ao psicológico da pessoa infectada. Se para a doença em si há inúmeros remédios, bastante eficazes, para ficar firme da cabeça o problema pode ser muito mais complicado de lidar. Tratar do HIV não é fácil, mas deve ser mais simples do que cuidar do psicológico.

 

Ei, atento. Você conversa com seus amigos sobre o HIV? Você acha que se algum deles descobrisse ser soropositivo teria a abertura e a confiança de te procurar? Você tem a real dimensão de como são os tratamentos? Você sabe o que significa ser indetectável? Você, no íntimo, tem condições de acolher a pessoa HIV positiva sem julgamentos?

 

Veja. Eu não vou dar resposta alguma. Mas espero que, após ler este artigo, você se sinta convidado a se informar mais sobre o HIV. Mas ó, eu não quero só que você se cuide – quero que você seja uma pessoa informada sobre o outro. Tenha em mente que pessoas próximas podem estar sofrendo em silêncio com uma vida de segredos – tudo por medo do julgamento geral que sofrerá. Ó, escuta aqui: cuide-se e cuide de quem você ama (amor aqui não compreendido de forma romântica).

 

Por fim, tenho três dicas para quem quer se proteger. A primeira delas é a mais segura, chama-se castidade. A segunda é a famosa camisinha. A terceira, para caso alguém tenha ignorado as outras duas, é adotar medidas preventivas indiretas (v.g. testes de rotina). Ó, atento. O tio não está dizendo para ninguém sair fazendo teste e depois transar sem proteção; o que estou dizendo é que se você já transou, alguma vez, com quem quer que seja, precisa fazer uma coisa de adulto: ser realista e responsável; se submeter a testes periódicos.

Leituras indicadas:

https://jovemsoropositivo.com/

http://www.huffpostbrasil.com/jovem-soropositivo/esqueca-tudo-o-que-voce-sabe-sobre-hiv_a_21672169/

Você tem comentários ou quer indiciar um tema?

Me manda um mensagem.

https://www.facebook.com/caioferri

[email protected]

CORPAL
Jeep

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS