Veículo foi desenhado com o objetivo de reduzir possíveis transtornos nos serviços de esgoto

Caminhão customizado da MS Pantanal chega a Dourados

Imagem: Divulgação
O novo caminhão customizado da Ambiental MS Pantanal (AMSP) – empresa criada a partir da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e o Grupo Aegea – chegou nesta quarta-feira (9) a Dourados e já pode ser visto em funcionamento pelos moradores. O veículo foi desenhado com o intuito de reduzir possíveis transtornos nos serviços de saneamento básico e já circula em outras quatro cidades do estado.
 
 
Apontada como uma nova solução para o setor, a “retro saneamento” deve trazer mais agilidade a serviços como manutenção, troca de tubulação, ligação da rede de esgoto, entre outros. Isso será possível uma vez que esse tipo de caminhão reúne – em um só veículo – equipamentos como caçamba, retroescavadeira, baús para acondicionamento de ferramentas, guindaste e engate rápido para instrumentos hidráulicos.
 
 
Com isso, o deslocamento de vários veículos para a realização de um só serviço não se faz mais necessário, resultando na redução da emissão de poluentes oriundos da queima de combustíveis, bem como na diminuição de possíveis transtornos no tráfego da cidade.
 
 
O mesmo modelo já foi entregue pela MS Pantanal em cidades como Aquidauana, Ribas do Rio Pardo, Parnaíba e Três Lagoas. Nova Andradina e Naviraí serão os próximos municípios a receberem a novidade.
 
 
A MS Pantanal deu início a chamada “operação plena” há pouco mais de um mês, mas as equipes e veículos da empresa já podem ser vistos em todas as regiões do estado. A empresa tem a meta ambiciosa de universalizar o saneamento básico no Mato Grosso do Sul dentro da próxima década. Para isso, estima-se o investimento de cerca de R$ 1 bilhão em obras.
 
 
A expectativa é de que mais de 1,7 milhão de sul-mato-grossenses tenham acesso ao saneamento básico ao final de 2031. Isso significa que 98% da população estadual estará assistida, posicionando o MS como o primeiro estado a universalizar tais serviços.
 
 
Infra Inteligente.
 
 Em maio, quando foi iniciada a operação plena da AMSP, a empresa havia concluído o mapeamento digital de toda a infraestrutura da Sanesul, utilizando drones de última geração capazes de produzir modelos tridimensionais das instalações.
 
 
Apelidado de Infra Inteligente, o programa de mapeamento é pioneiro no setor e permite a realização de visitas virtuais nas estruturas das concessionárias, em qualquer local do país, prevenindo problemas, facilitando a tomada de decisões e otimizando recursos e serviços.
 
 
Além disso, o Infra Inteligente foi destaque no “Fórum Novo Saneamento”, realizado no mês passado, na B3 - a Bolsa de Valores de São Paulo.  O evento foi promovido com o intuito de expor os avanços representados pelo novo marco legal – sancionado no ano passado – e preparar empresas e investidores para uma “verdadeira revolução” no sistema de esgotamento sanitário.

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados