• Início
  • Notícias
  • Fundesporte firma parceria para implantar programa em Dourados

Fundesporte firma parceria para implantar programa em Dourados

Por Lucas Castro
Fundesporte
Imagem: Divulgação/Fundesporte
A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) esteve em Dourados nesta quarta-feira (03.03) fechando acordo com a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Esportes (Funed), para a implantação do projeto Gol do Brasil. O programa socioeducacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) busca valorizar o futebol de base, formar cidadãos por meio do esporte e terá parceria do Governo do Estado.
O polo será instalado na aldeia Jaguapiru, na Reserva Indígena Francisco Horta-Barbosa, atendendo especialmente a comunidade da Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka Marçal de Souza. Mais de 200 crianças e jovens serão beneficiados. Não há previsão para o início das atividades em razão do risco de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).
 
 
A gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas, Karina Quaini, representando o diretor-presidente Marcelo Ferreira Miranda, reuniu-se com o diretor-presidente da Funed, Luis Arthur Castilho e com o diretor de esportes da entidade municipal, Valmor Ranzi Júnior; além de ter firmado a parceria com o diretor da Escola Estadual Indígena, Luiz Freire Júnior.
 
Gol do Brasil
O Gol do Brasil é uma iniciativa da CBF, com chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e que tem financiamento do Fundo Legado Copa do Mundo FIFA 2014, cuja finalidade é fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo.
 
O programa é voltado a crianças e jovens de seis a 17 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. As ações envolvem aulas de futebol, cidadania, respeito às diferenças e responsabilidade social, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar (médicos, assistentes sociais, psicólogos, profissionais de Educação Física, pedagogo e etc.).
 
Haverá também a implantação de um sistema que permita aos profissionais envolvidos acompanharem o desempenho dos alunos do Gol do Brasil. Por meio de plataforma digital própria da CBF, serão cadastrados alunos e professores para o monitoramento dos indicadores escolares das crianças - registro de aulas e presença, por exemplo, bem como características de suas vidas em comunidade e família.
 
Além disso, ocorrerão avaliações periódicas de desempenho técnico, médico e relacionadas às habilidades de vida. A CBF disponibilizará, ainda, cursos de aperfeiçoamento aos professores e acompanhamento das aulas, presencialmente ou por meio de câmeras instaladas no campo.
*Com informações da CBF.

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados