• Início
  • Notícias
  • Governo assina convênio para a disputa do Estadual de Futebol 2021

Governo assina convênio para a disputa do Estadual de Futebol 2021

Por Lucas Castro
Ascom
Imagem: Juliano Dervalho/Arquivo
Será assinado nesta sexta-feira (26.02), às 9 horas, na governadoria, em Campo Grande, o Termo de Fomento nº 30.302/2021, que designa apoio financeiro de R$ R$ 820.902,00 aos clubes de futebol do Estado para a disputa do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2021. O aporte é realizado anualmente pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).
O recurso, proveniente do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE/MS), auxilia os clubes nas despesas da competição, como taxa de arbitragem, hospedagem e alimentação nos jogos como visitante. Além disso, ajuda no custeio de materiais esportivos (uniformes de jogo e de passeio/viagem aos jogadores e membros da comissão técnica, e instrumentos a serem utilizados nos treinamentos).
 
Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, a administração estadual contribui para o resgate do futebol. “Apesar do momento crítico em que se encontra nosso futebol, o Governo do Estado vem fazendo sua parte e mantém o convênio, porque sabe que esse recurso é fundamental para a manutenção dos clubes na disputa do campeonato”.
 
O Campeonato Sul-Mato-Grossense 2021 tem início no domingo (28.02) e, conforme a Federação Estadual de Futebol (FFMS), está previsto para terminar no dia 23 de maio. Participarão neste ano Dourados Atlético Clube, Três Lagoas Sport Club, Clube de Esportes União/ABC e Novo Futebol Clube, recém-promovidos da Série B; além de Esporte Clube Comercial, Aquidauanense Futebol Clube, Costa Rica Esporte Clube, Operário Futebol Clube, Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc) e Esporte Clube Águia Negra.
 
Novo formato de disputa
O Estadual 2021 será disputado em novo formato. Os 10 times foram separados em dois grupos iguais. Na primeira fase, classificatória, as agremiações vão se enfrentar em turno e returno. As três melhores equipes de cada grupo garantem vaga ao hexagonal final. Já os últimos colocados das chaves A e B serão rebaixados.
 
Confira abaixo a composição dos grupos da fase inicial:
 
Grupo A: Águia Negra, Aquidauanense, Dourados, Novo e Operário.
 
Grupo B: Comercial, Costa Rica, Serc, Três Lagoas e União/ABC.
 
Na segunda e última fase, não haverá o sistema “mata-mata”, isto é, sem quartas de final, semifinal e final. Os seis classificados jogam entre si, em grupo único, com confrontos de ida e volta, no formato de pontos corridos. Sagra-se campeão o clube que obtiver o maior número de pontos conquistados nesta fase.
 
Primeira rodada
No domingo (28.02), pelo grupo A, Dourados e Aquidauanense se enfrentam às 15 horas no Estádio Municipal Fredis Saldivar (Douradão). Duas horas depois, o Águia Negra, atual campeão, recebe o Novo no Estádio Municipal Iliê Vidal (Ninho da Águia), em Rio Brilhante.
 
Já pelo grupo B, Comercial e União/ABC duelam, às 15 horas, no Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão), em Campo Grande. No mesmo horário, o Três Lagoas visita o Costa Rica no Estádio Municipal Laerte Paes Coelho (Laertão). Devido à pandemia da Covid-19, todas as partidas acontecerão com portões fechados ao público.
 
Confira a tabela completa de jogos: Tabela - Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2021

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados