Evite essas 4 coisas para manter os dentes saudáveis

A receita básica para manter os dentes saudáveis e brilhando, você já sabe, é escová-los com uma boa pasta após as refeições e sempre passar fio dental. Mas talvez você não saiba que alguns alimentos e hábitos não são lá muito amigos da saúde bucal. Confira as nossas dicas!
 
Álcool
Bebidas alcoólicas fazem a produção de saliva cair. Além disso, ela também ajudar a lavar a boca de micropartículas que podem ficar grudadas nos dentes, gera um efeito-tampão contra os ácidos produzidos pelas bactérias que vivem na boca e que destroem os dentes, causando cáries. Para finalizar ainda tem mais um prejuízo: o álcool irrita a gengiva.
Cigarro
Além de amarelar os dentes, por causa do pigmento da nicotina e do alcatrão que ficam impregnados, prejudica a gengiva (pelo acúmulo de placa bacteriana), deixa a boca vulnerável à doença periodontal com perda óssea. Por fim, fortalece o aparecimento de câncer e ainda causa mau hálito.
Frutas cítricas
O Limão e outras frutas cítricas e ácidas, de uma maneira geral, podem provocar erosão dentária, especialmente quando ingeridos puros e isoladamente, pois reduzem o pH da boca, agindo na estrutura dos dentes. Se você não abre mão deles, bocheche com água logo depois de comê-los para reduzir a acidez.
Café e refrigerantes
Café e refrigerantes, principalmente os que são feitos à base de cola, estão entre as bebidas que deixam o seu sorriso amarelado, literalmente. Na realidade, qualquer alimento dotado de grande pigmentação é capaz de manchar os dentes. Por isso, a melhor recomendação é a mesma das frutas cítricas: fazer um bochecho com água logo depois de tomá-los, e, se for possível, escová-los.
 
Por fim, tenha cuidado quando foi comprar sua escova. Sempre prefira as que possuem cerdas macias e evite colocar muita força para não desgastar o esmalte dos dentes.

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados