• Início
  • Notícias
  • Presidentes se reúnem na 60ª reunião de Cúpula do Mercosul no Paraguai

Presidente Bolsonaro participa do encontro por videoconferência

Presidentes se reúnem na 60ª reunião de Cúpula do Mercosul no Paraguai

Por Saryonara Moreno
Agência Brasil
Imagem: © Marcos Oliveira/Agência Senado
Nesta quinta-feira (21) ocorre a 60ª Reunião Ordinária da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, o bloco econômico composto por Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. Esta é a primeira reunião presencial dos líderes do bloco, desde o início da pandemia.
 
Depois de cancelar a ida a Assunção, capital do Paraguai, o Presidente Jair Bolsonaro deve participar da Cúpula do Mercosul via videoconferência. A suspensão da ida se deve aos compromissos oficiais do presidente, no Brasil. Nesta edição do encontro, o Paraguai deixa a presidência temporária do bloco e passa a função para o Uruguai. Cada presidência dura seis meses.
 
Ontem (20) ocorreu a reunião ordinária do Conselho do Mercosul com a participação de ministros de Estado. Antes da troca de presidência, o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai anunciou a assinatura do acordo de Livre Comércio do Mercosul, com Cingapura. O bloco também entrou em consenso para reduzir em 10%, da Tarifa Externa Comum - chamada TEC, do Mercosul. A medida já vinha sendo adotada pelo Brasil de forma unilateral.
 
Segundo o governo brasileiro, ainda está prevista, durante o encontro desta quinta-feira (21), assinatura de acordo para combater o feminicídio e a continuidade de tratativas para a ampliar os acordos com Índia e Israel. Também hoje está previsto o café da manhã de trabalho dos Chefes de Estado do Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (Prosul). O principal assunto a ser debatido é o combate ao crime organizado, entre as fronteiras da região.
 
Somente este ano, o Brasil exportou mais de R$ 10 bilhões para o Mercosul e importou aproximadamente R$ 9 bilhões dos países-membros. De acordo com o governo federal, mais de 90% das vendas brasileiras para o Mercosul são de produtos da indústria de transformação, incluindo exportações dos “setores automotivo e de máquinas e equipamentos”.

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados