TCE-MS será o primeiro a ser avaliado no QATC em 2022

Por Tania Sother
TCE/MS
Imagem: Divulgação
Representantes de todos os setores do TCE-MS participaram na manhã desta quinta-feira, 9/6, de uma reunião onde foram apresentados o cronograma e o método de trabalho a serem aplicados no Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas – QATC.
 
O Programa, realizado a cada dois anos, é a principal ação da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) para o aprimoramento do sistema nacional de controle externo, contribuindo para uma atuação harmônica e uniforme das Cortes de Contas, aprimorando a qualidade e agilidade das auditorias e dos julgamentos, valorizando o controle social e oferecendo serviços de excelência a partir de um padrão de fácil verificação e confirmação.
 
O chefe da Consultoria de gestão estratégica do TCE-MS, Douglas Avedikian, explicou que dessa vez o TCE-MS será o primeiro Tribunal do País a ser avaliado, em agosto de 2022. E destacou que “o Programa QATC é o principal instrumento de avaliação dos Tribunais de Contas que visa uniformizar os métodos de controle atendendo as características das áreas de jurisdição de cada uma das Cortes de Contas”.
 
 
QATC
 
O Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas é a uma avaliação, para verificar o desempenho dos Tribunais de Contas em relação às boas práticas internacionais e identificar pontos fortes e fracos.
 
O instrumento de avaliação foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2014 e tomou como referência dois documentos fundamentais: as Resoluções da Atricon, na qual foram estabelecidas as diretrizes para o aprimoramento dos Tribunais de Contas, publicadas em julho de 2014, e o marco de medição desenvolvido pela INTOSAI denominado Supreme Audit Institutions – Performance Measurement Framework – SAI PMF.

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados