• Início
  • Notícias
  • Organizadores comemoram bom público no 1º Agro Show Dourado

Evento contou com excelente público formado por produtores, profissionais e estudantes

Organizadores comemoram bom público no 1º Agro Show Dourado

ACS/UFGD
Imagem: Divulgação
Numa programação com palestras, Giro Tecnológico em áreas de cultivo e apresentação de animais, o 1º Agro Show atraiu um público expressivo. O evento foi resultado de uma parceira entre a coordenação da Fazenda Experimental da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados (FAECA/UFGD) e a Associação de Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (AEAGRAN). De acordo com Bruno Pontim, coordenador da FAECA e organizador do Agro Show, o primeiro dia do evento reuniu aproximadamente 80 pessoas, sendo a maioria produtores e profissionais do setor agrícola de Dourados e região. Já no segundo dia, mais da metade do público foi formada por estudantes de Agronomia, tanto da UFGD como da Unigran.
 
Na abertura oficial, realizada dia 19 de janeiro, estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura, Ademar Roque Zanatta, a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), Vânia Abreu de Mello, o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Cesar Ajala Ximenes, o presidente da Associação de Engenheiros de Mato Grosso do Sul, Ahmad Hassan Gebara, o presidente da AEAGRAN, Rodrigo Elias de Oliveira, e a vice-presidente da AEAGRAN, Jackeline Matos do Nascimento. Representando a UFGD, estiveram o chefe de gabinete, professor Fábio Juliano Negrão, e o vice-reitor Arquimedes Gasparotto Junior.
 
ESTAÇÕES
 
Logo após a abertura oficial, os visitantes passaram ao Giro Tecnológico. A primeira parada foi coordenada por pesquisadores da Embrapa, que apresentaram os resultados do cultivo de materiais não transgênicos. A segunda estação foi de apresentação dos resultados do projeto de pesquisa com rotação de culturas, que vem sendo conduzido há 12 anos na Fazenda Experimental da UFGD. A terceira parada no Giro Tecnológico foi junto da área de pesquisa sobre integração de milho e braquiária. Segundo Pontim, o destaque do evento foi a estação Cultivar, com áreas de cultivo de materiais de diversas empresas, momento em que os produtores puderam conferir, ao vivo, a produtividade de uma ampla variedade de sementes disponíveis no mercado.
 
PALESTRAS
 
O evento também contou com palestras de diferentes temas. O primeiro palestrante foi Jimmy Cristian Alegre, que falou sobre marketing digital voltado para o agronegócio. Outra palestra foi com o professor Fernando Miranda de Vargas Junior, que abordou a ovinocultura como opção de diversificação do agronegócio, apresentando resultados da criação da ovelha pantaneira. A professora da Unigran, Jackeline Matos do Nascimento, palestrou sobre tecnologia de aplicação de defensivo agrícola. Por fim, foi ministrada a palestra "Dessecação para colheita e pré-semeadura da cultura da soja", com o professor Paulo Vinícius da Silva, da UFGD.
 
Após a experiência exitosa do 1º Agro Show, UFGD e AEAGRAN devem repetir o evento. De 31 de maio a 2 de junho acontecerá o 1º Agro Show Safrinha, para mostrar as culturas de inverno. E, na próxima edição, o curso de Zootecnia vai participar com mais ênfase para abordar a diversificação no agronegócio e o curso de Engenharia Agrícola deve apresentar projetos de irrigação, em especial de pastagens.
 

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados