Prefeitura dá início a entrega dos carnês do IPTU 2022

Imagem: Divulgação
O envio teve início no dia 3 de janeiro e a previsão é que seja concluída até o próximo dia 31
 
A Prefeitura de Dourados deu início ao envio dos carnês do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de 2022 pelos Correios, no dia 3 de janeiro. Ao todo foram emitidos 106.565 carnês, dos quais, 9.496 deverão ser retirados pelas imobiliárias. Já para os outros 97.069, a entrega será concluída até o dia 31 de janeiro. O vencimento da Cota Única, ou da primeira parcela do carnê, ocorre no dia 10 de fevereiro. 
 
O diretor do Departamento de Administração Tributária e Fiscal, Norato Marques de Oliveira, ressalta que devido à pandemia, a recomendação é que a população espere até o fim do mês para a Central do Cidadão retirar guias do IPTU. “O prazo para chegada dos carnês é até o dia 31 de janeiro, caso não chegue até este dia, a população pode procurar a Central Cidadão para solicitar uma nova guia”, pontuou. 
 
Dourados possui 120.462 imóveis cadastrados, destes, 13.897 são isentos ou imunes. Com isso, a previsão de arrecadação bruta do imposto é de R$ 166.924.090,45. Aqueles que optam em pagar o imposto pela Cota Única ganham descontos. São: 20% para imóveis sem débitos, 15% para imóveis com débitos parcelados (e em dia) e 10% para imóveis com débitos. 
 
É possível parcelar o pagamento em até 10 vezes, com o valor mínimo de R$ 30 por parcela. O vencimento da 1ª parcela será 10 de fevereiro, assim como as demais parcelas vencem no 10º dia de cada mês, com a última parcela vencendo no dia 10 de novembro. 
 
O pagamento pode ser realizado em qualquer agência da rede bancária ou nas Casas Lotéricas para os contribuintes com CPF/CNPJ válidos. Já 3.160 pessoas devem ir ao Banco do Brasil e seus agentes arrecadadores. 
 
Programa Bom Pagador
 
O secretário municipal de Fazenda, Everson Leite Cordeiro, destaca que existem benefícios para a população que mantém o pagamento dos impostos em dia. “Manter os débitos em dia, gera uma série de vantagens. Além de haver o desconto na Cota Única, de até 20%, existe o Programa Bom Pagador, que pode elevar esse desconto para até 30%, para aquelas pessoas que se mantêm em dia com IPTU há mais de quatro anos”, reforçou.  
 
Este ano o Programa Bom Pagador contempla cerca de 37.053. Desses, 25.889 recebem 30% de desconto por manter o pagamento à vista e sem débitos pelos últimos 4 exercícios e, outros, 11.164 recebem 25% de desconto por manter o pagamento em dia e sem débitos pelos últimos 4 anos. 
 
 
Serviço: O carnê está disponível para emissão através do site da Prefeitura desde o dia 1º de janeiro. Para emitir o carnê é só CLICAR AQUI para ser direcionado.  

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados