• Início
  • Notícias
  • Paysandu classificado e Santa Cruz rebaixado na penúltima rodada

Líder, Papão é o único do Grupo A já garantido na segunda fase

Paysandu classificado e Santa Cruz rebaixado na penúltima rodada

Por Rogério Vidmantas
Imagem: Fernando Torres/AGIF/CBF
Grupo B está definido com os quatro classificados e Paraná Clube e Oeste na quarta divisão
 
A Série C do Campeonato Brasileiro está na reta final da primeira fase e, entre confirmações de clubes nas quartas de final, a 17ª e penúltima rodada teve a queda certa do Santa Cruz-PE, um dos grandes times do Nordeste, para a quarta divisão do futebol brasileiro. Na briga por classificação, três vagas estão abertas no Grupo A para cinco times na disputa. No Grupo B, a última rodada será apenas para definir posições, já que classificados e rebaixados já são conhecidos.
 
Grupo A
 
A disputa por classificação será ponto a ponto na última rodada. O único já classificado é o líder Paysandu-PA, com 27 pontos. A Tombense-MG também tem 27 pontos, mas a classificação ainda depende de confirmação matemática. Manaus-AM e Botafogo-PB, ambos com 24 completam o G4. Na briga pela vaga estão ainda Ferroviário-CE com 24 pontos e Volta Redonda-RJ com 23 pontos
 
Na zona de rebaixamento, a situação do Santa Cruz, lanterna com 11 pontos está definida. O time pernambucano retorna à Série D do Brasileiro de onde saiu em 2011 após ter temporadas e subiu até a Série A em 2016. Depois novos rebaixamentos seguidos em dois anos, quatro temporadas na Série C e agora retorno à quarta divisão. Na outra vaga, o Jacuipense-BA tem 15 pontos e virtualmente rebaixado. Para escapar, precisa vencer seu jogo, torcer por derrota do Floresta-CE e ainda zerar o saldo de gols desfavorável.
 
Grupo B
 
Com os quatro classificados e os dois rebaixados já definidos, a última rodada vai servir apenas para apontar a posição de cada time dentro do G4, com exceção da liderança. O Novorizontino-SP, com 36 pontos, tem a melhor campanha da competição e não pode mais ser alcançado. Ituano-SP com 32 pontos, Ypiranga-RS com 31 e Criciúma-SC com 30 completam o G4 e disputam a última rodada brigando pela vice-liderança. Na zona de rebaixamento, Paraná Clube-PR e Oeste-SP, times que na temporada passada caíram da Série B, sofrem nova queda e, em 2022, estarão na quarta divisão.
 
Segunda Fase
 
Ao contrário dos anos anteriores, quando a segunda fase foi disputada em quatro confrontos eliminatórios de ida e volta, nesta temporada os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro times cada. Serão seis rodadas em que os times se enfrentam em turno e returno dentro das chaves. Os dois melhores de cada lada garantem o acesso e os primeiros colocados decidem o título.
 

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados