Agilidade na aplicação das doses que chegam é apontada como responsável pelo bom índice na vacinação em Dourados

Dourados tem quase 45% dos adultos totalmente imunizados

Por Rogério Vidmantas
Imagem: Assecom
Dados do E-Vacine apontam mais de 90% da população alvo com pelo menos a primeira dose
 
Segundo especialistas, a chamada “imunidade de rebanho”, quando as pessoas vacinadas ajudam na proteção nas que não podem se vacinar, é atingida com 70% da população imunizada. De acordo com os dados do E-Vacine, que monitora os números nas cidades de Mato Grosso do Sul, Dourados está caminhando para isso. Das 168.133 pessoas com 18 anos ou mais que pode receber todas as vacinas aprovadas pela Anvisa, 74.850 estão completamente imunizadas. Ou seja, 44,5% já receberam as duas doses da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer ou a dose única da Jenssen.
 
Os números são muito bons também se considerarmos a população que tomou apenas uma dose e ainda precisam completar a imunização. Se considerarmos esse quesito, o índice de vacinados passa dos 90%.
 
Rapidez na aplicação
 
De acordo com o secretário municipal adjunto de Saúde e coordenador da Imunização, Edvan Marcelo Marques, os números refletem o empenho de Dourados em aplicar o mais rápido o possível todas as doses. “Toda nossa equipe está trabalhando de forma árdua para garantir que a vacinação ocorra de forma acelerada e contemple o maior número de pessoas. A vacinação é o único caminho para garantir a retomada segura das atividades”, pontuou.
 
O prefeito Alan Guedes destaca que esse é um trabalho árduo e extremamente importante para o município. “Nós vivemos momentos difíceis com a Covid esse ano e a expectativa da vacina estar ocorrendo de forma acelerada, para que aos poucos possamos retomar as atividades”, ressaltou.
 
Até a última atualização, Dourados recebeu 240.946 doses e aplicou 214.855 delas. São 140.005 referentes a Dose 1, 61.444 referentes a Dose 2 e mais 13.406 referentes a Dose Única.
 

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados