Ex-secretário de Reinaldo pode disputar prefeitura de Campo Grande

Coluna De Olho – 3/12/2019 – Jornalista Alfredo Barbara Neto –

Sem remédios

Moradora do BNH 4º Plano, em Dourados, procurou o Diário MS para reclamar da falta de medicamentos na unidade de saúde do seu bairro. Ela disse que o local não tem remédios para pessoas hipertensas e nem para combater dores de cabeça. Diz que não encontrou losartana (para tratamento de hipertensão arterial) sinvastatina e nem omeprazol (para dor de estômago). A coisa está feia!

Pessoa com deficiência

Hoje é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data estabelecida desde 1998 pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de gerar discussões sobre a situação das pessoas com deficiência, seus direitos e necessidades. Segundo a ONU, aproximadamente 10% da população mundial vive com algum tipo de deficiência física ou mental, das quais cerca de 80% em países em desenvolvimento. No Brasil existem, segundo dados do censo do IBGE 2010, 45,6 milhões de pessoas que se declaram com deficiência, o que corresponde a 23,9% da população total. Isso é quase 1 a cada 4 brasileiros.

Ação

O Ministério Público Estadual e a Fiatgrandourados doaram um veículo zero quilômetro para quatro instituições beneficentes promoverem uma ação entre amigos conjuntamente. O sorteio acontecerá na quinta-feira da semana que vem (dia12), no auditório do MP. Será às 15 horas, pela cumbuca.

Entre amigos

Cada número custa R$ 100,00 e a venda está sendo feita pelas diretorias da Associação Pestalozzi, o Lar de Crianças Santa Rita, o Lar do Idoso e o Ceia (Centro de Integração do Adolescente ‘Dom Alberto’).

Ação do bem

Cada instituição ficará com a renda referente ao número de bilhetes que conseguir vender. Em período de tantas dificuldades, esse ajuda extra certamente em muito contribuirá para o pagamento de contas. Quem quiser comprar algum número deve entrar em contato diretamente com as entidades.

Do Executivo

Foi grande a movimentação de assessores da prefeita Délia Razuk (PTB), ontem de manhã na Câmara. O pessoal foi protocolar diversos projetos encaminhados pelo Executivo, desejando que os mesmos sejam apreciados (e até votados em plenário) ainda este ano.

Ao Legislativo

Passarinho que voa pelos corredores da Câmara contou que, entre os projetos encaminhados estão os que regulamentam o funcionamento de aplicativos de transporte e o da base cartográfica do município.

Sem tempo

Pelo calendário oficial, a Câmara de Dourados tem pela frente somente mais duas sessões ordinárias este ano: nos dias 9 e 16. Já o recesso parlamentar será iniciado no dia 20 (data do aniversário de fundação do município).

Crítico

Passarinho de plumagem bem clarinha comentou ontem que o ex-secretário estadual de MS, Marcelo Miglioli, se transformou em ferrenho crítico à administração de Marquinhos Trad (PSD) em Campo Grande.

Bem crítico

Com o slogan ‘Pense grande, Campo Grande’, Miglioli costuma fazer postagens quase que diariamente no Instagram, sempre em tons ácidos sobre o trabalho do prefeito da capital.

Mais crítico

Miglioli foi candidato a uma cadeira no Senado Federal na eleição do ano passado, contando com o fervoroso apoio do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com quem, aliás, mantém fortes laços de confiança e amizade.

Crítico, ainda

Derrotado nas urnas, o ex-secretário deixou o ninho tucano e, semanas atrás, se filiou ao Solidariedade. E se tornou um nome para disputar a sucessão de Marquinhos Trad em outubro do ano que vem.

Mudança

Pelo que foi conversado num passado não muito distante, o PSDB não teria candidato a prefeito na capital em 2020 e iria apoiar a reeleição de Marquinhos Trad. Só que, pelo andar da carruagem, tal conversa terá que ser revista, já que o PSDB determinou que em todas as capitais deverá ter candidato próprio.

Mudança, ainda

Essa determinação está de olho na eleição presidencial de 2022, quando o atual governador de São Paulo, João Dória, deverá disputar a cadeira hoje ocupada por Jair Bolsonaro, que deixou o PSL e fundou um partido batizado de ‘Aliança pelo Brasil’.

MS-278

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) publicou ontem o edital de aviso de licitação para contratar a empresa que deverá elaborar o projeto executivo de engenharia, para implantação e pavimentação asfáltica da rodovia MS-278, entre Caarapó e Fátima do Sul.

MS-278, ainda

O edital de licitação contempla a pavimentação deste trecho da MS-278, incluindo obras de arte especiais, como pontes rodoviárias. O trecho fica entre o anel viário de Fátima do Sul e a Usina Nova América, tendo cerca de 43km.

Leia também…

1- Novo escândalo na Agepen, agora com detento baleado na PED .

2- Um alerta: estão aumentando os casos de Aids entre idosos.