Está aberto o processo para eleição na reitoria da UFGD

compartilhe:

De Olho – 05/02/2019

DE OLHO

Recapeamento

O governo do Estado retomou a obra de recapeamento da avenida Marcelino Pires, a principal de Dourados. As máquinas estão bem próximas à ‘Mão do Braz’ e, pelo que se nota, os trabalhos estão sendo realizados no sentido bairro-centro. Diz que agora vai!

Dia do datiloscopista

Em 1963 foi instituído no Brasil o Dia do Datiloscopista, através de decreto assinado pelo então presidente João Goulart. A escolha da data resulta do aniversário da publicação do decreto nº 4.764, de 5 de fevereiro, em cujo documento foi instituído o sistema datiloscópico no Brasil. Datiloscopista, ou papiloscopista (como passou a ser chamado no Brasil), é o nome do profissional especializado em impressões digitais, e não só. A profissão foi introduzida no Brasil por José Félix Alves Pacheco (1879-1935). Jornalista, tradutor, poeta e político piauiense, ele defendeu o método de identificação datiloscópica até que fundou o primeiro Gabinete de Identificação e Estatística da Polícia do Distrito Federal.

Novo horário

A partir de segunda-feira que vem, as sessões ordinárias da Câmara de Dourados serão iniciadas às 18h30. Assim, voltará ao horário que já foi adotado no passado, e que havia sido adiantado em uma hora.

Caarapó

O cerimonial da Assembleia Legislativa está precisando se atualizar. Na solenidade que marcou a volta dos trabalhos legislativos, semana passada, foi anunciado o nome de Marcos Valério como sendo prefeito de Caarapó.

Mais Caarapó

Será que na equipe do cerimonial da AL ninguém tem conhecimento que além do mandato de Marcos Valério ter sido cassado, até já foi realizada outra eleição direta em Caarapó? O nome do novo prefeito é André Nezzi, que tomou posse no final do ano, após inclusive um período de interinidade no cargo, já que era presidente da Câmara Municipal.

Reitoria

Está aberto o processo para escolha de reitor e vice-reitor da UFGD para o quadriênio 2019/2023. O período de inscrição das chapas começou dia 1º deste mês e vai até sexta-feira desta semana (dia 8). A publicação da lista dos candidatos será divulgada no dia 15 e logo em seguida, de 16 de fevereiro a 10 de março, poderá ser feita a campanha.

Reitoria, ainda

São elegíveis os docentes da carreira de Magistério Superior da UFGD, em efetivo exercício, posicionados na classe de Professor Titular ou Associado nível IV, ou que possuam título de Doutor (conforme os dispositivos da Lei 9.192, de 20 de dezembro de 1995), neste caso, independente do nível ou da classe ocupada.

Reitoria, debates

Também já estão definidas as datas para realização de debates entre as chapas que se inscreverem: 19 de fevereiro, no Auditório Central da Unidade II, das 19h às 22h; 27 de fevereiro, no Auditório do HU, das 16h às 19h; 28 de fevereiro, no Cine-Auditório da Unidade I, das 19h às 22h e; 08 de março, no Auditório Central da Unidade II, das 7h30 às 11h30.

Reitoria, resultado

A votação está marcada para o dia 12 de março e o resultado será entregue para o Colégio Eleitoral no dia 15 de março. Por sua vez, o Colégio Eleitoral se reunirá no máximo em até três dias úteis para apreciação e homologação dos resultados, bem como, a elaboração da lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação para nomeação.

Inadimplência

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 14,2% em 2018, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. O indicador é um somatório dos principais mecanismos de apontamento de inadimplência empresarial, isto é, cheques devolvidos, títulos protestados e registros de débitos realizados na base do Serviço Central de Proteção ao Crédito.

Inadimplência, ainda

Os resultados de 2018 indicam para a manutenção dos baixos níveis de inadimplência das empresas, que no início de 2017 começaram a registrar queda no acumulado em quatro trimestres. Em um primeiro momento, esse movimento se deveu apenas à restrição de crédito por parte das concedentes, mas com a gradual melhora na situação econômica, as empresas observaram aumento nas receitas, inflação menor e juros em queda, fatores que tem auxiliado a amenizar os fluxos de inadimplência.

Leia também…

1- Câmara de Dourados terá embate entre vizinhos de distrito

2- 100 imigrantes venezuelanos chegam neste final de semana em Dourados

Jeep

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS