Banner São Bento

Equipe da escola Vilmar Vieira Matos vence Mostra Brasileira de Foguetes

compartilhe:
Equipe Antares conquistou o tricampeonato na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica que aconteceu no Rio de Janeiro. Divulgação

A equipe Antares da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, de Dourados, formada pela professora de Física Marilaine dos Santos Souza e pelos estudantes do Ensino Médio, Paulo Ricardo dos Santos Silvério, Luiz Henrique Mascarenhas dos Santos e Bruno Mateus Defacio da Silva Paz foi a grande campeã da XII Mostra Brasileira de Foguetes e XVI Jornada de Foguetes, que aconteceu de 26 a 29 de outubro na cidade de Barra do Piraí (RJ).

Centenas de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil participaram da disputa e os vencedores foram anunciados durante a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Ao todo, 52 equipes apresentaram seus foguetes e a base de lançamento, cada uma formada por um professor e até três estudantes.

A professora destacou a importância da Olímpiada e as contribuições que ela proporcionou. “O evento foi grandioso e com certeza essa experiência contribuiu muito com a formação escolar dos alunos. Eles conheceram um pouco das oportunidades e os lugares que a Ciência e os estudos podem levá-los”.

Ainda segunda ela, a conquista foi fruto de muito empenho. “Com certeza a vitória foi resultado de todo o empenho e comprometimento que tivemos nos últimos meses. Dedicamos o troféu a todos que integram a educação da rede pública. Nos sentimos orgulhosos por conquistar esse título para o nosso Estado e Município pela terceira vez e ainda por destacar Dourados no cenário nacional”.

A programação da Olimpíada incluiu tambémoficinas de construção de foguetes de combustível sólido, Sessão de Planetário Digital Móvel, lançamentos e apresentação de foguetes universitários.

Ainda, as equipes participaram das palestras “A corrida Espacial, passado e presente” do Dr. José Bezerra Pessoa Filho da AEB (Agência Espacial Brasileira), “Tecnologia de Foguetes”, do Dr. José Guido Damilano, também da AEBe “Segurança em primeiro lugar” do tenente Fábio Stogmuller, do Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro.

O evento é realizado anualmente e objetiva estimular o interesse dos alunos brasileiros na astronomia e aeronáutica, área pouco estimulada no País. Durante as provas, cada equipe teve queconstruir foguetes a partir de materiais como garrafa PET e lançá-los o mais distante possível.

Desde as etapas iniciais, a mostra contou com a participação de mais de 200 equipes de todo o Brasil, sendo que as 52 finalistas que disputaram a MOBFOG foram definidas ao longo de seletivas realizadas nas escolas.

Durante a viagem, a equipe também conheceu o Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Planetário da Gávea.

PBF HALF

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS