Dez dicas para cuidar dos pés no carnaval

Sapatos confortáveis, higiene dos pés e dos calçados e hidratação são alguns dos cuidados que devem fazer parte da rotina de beleza do folião

O Carnaval se aproxima e muita gente já está preparando a fantasia, o abadá e os acessórios para curtir os dias de folia, porém, mais importante o que o figurino é o conforto dos pés,  afinal são eles os responsáveis por sustentar o corpo durante toda a diversão. “E não podemos esquecer que estamos no verão”, alerta a podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet, rede especializada em cuidados com os pés, Maria de Lourdes Pinheiro. “O calor e a transpiração em excesso, por exemplo, favorecem o surgimento de fungos e bactérias, que podem causar frieiras e micoses. A consequência pode ir além do desconforto e chegar, em alguns casos, à queda das unhas. Para evitar esse tipo de situação, a especialista lista dez dicas para  festejar com os pés a salvo.

  1. Escolha sapatos confortáveis, preferencialmente tênis. O ideal é que eles já estejam bastante usados, nada de usar um sapato novo que pode machucar o pé.
  1. Escolha modelos que não apertem os dedo para evitar que unhas encravem, além de dores e desconfortos.
  1. Dê preferência às meias de algodão; elas absorvem melhor o suor dos pés.
  1. Alterne os calçados que utilizará durante os dias de folia e deixe-os em local arejado de um dia para outro, após o uso.
  1. Invista em produtos bactericidas, que evitam a proliferação de fungos e bactérias;
  1. Higienize bem o tênis após o uso, se for preciso lave-os antes de usar novamente;
  1. Evite andar descalços em locais públicos, principalmente na areia da praia, onde a incidência de parasitas, como Tunga Penetrans (causador do bicho de pé), é significativa.
  1. Procure profissional especializado em podologia para fazer o corte das unhas antes dos eventos, o corte inadequado e o impacto das atividades pode causar problemas como unha encravada ou ferimentos.
  1. Ao chegar em casa capriche na hidratação dos pés.
  1. E não use lixas e/ou tratamentos caseiros sem a orientação de um profissional.

www.doctorfeet.com.br e www.instagram.com/doctor_feet/