Banner São Bento

CTG Querência do Sul abre a Semana Farroupilha nesta sexta

compartilhe:

Programação é extensa e vai até dia 20, o Dia do Gaúcho, com missa crioula, bailes, jantares com churrasco, atividades de esporte, lançamento de livro e outras atividades

 

Começa neste fim de semana e segue até quinta-feira (20), a Semana Farroupilha em Dourados. O evento é promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas Querência do Sul, que este ano completou 40 anos de fundação.

A abertura oficial será hoje, às 19h30, com acendimento da Chama Crioula, seguida da Missa Crioula e jantar carreteiro. Amanhã, às 20h, haverá um jantar com baile gaúcho animado pelo Grupo Tranco Baileiro.

Na segunda-feira, às 19h, haverá uma noite de esportes. Na terça-feira, o lançamento do livro “Bailar gaúcho: entre a técnica e o sentir”, de Cristiano Barbosa.

O encerramento da programação será na quinta-feira, 20, o Dia do Gaúcho, com uma Tertúlia Livre às 19h, na qual se apresentação valores culturais da casa, com música, dança, poesia, causos e intérpretes. Por fim, um tradicional jantar com churrasco.

A Semana Farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha, que se comemora de 13 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha.

O evento lembra o começo do movimento, que ocorreu em 20 de setembro de 1835, mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade.

A Semana Farroupilha é uma semana que todos gaúchos vão para as ruas comemorar, tomando um chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se caracterizando de forma adequada. Com as moças de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros adereços.

Em Dourados, esta tradição passou a ser comemorada com fundação do CTG Querência do Sul, em 14 de janeiro de 1978, por gaúchos e descendentes radicados em Dourados, com o objetivo de cultivar, promover e divulgar as tradições gaúchas no município e região e inserindo, nesse período, seus associados no setor do agronegócio.

SERVIÇO

Os convites para o jantar dançante de sábado, com o Grupo Tranco Baileiro, estão à venda na Banca do Jaime.

A sede social do CTG Querência do Sul fica na Avenida Guaicurus, Km 9.

PBF HALF

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS