Com posse de Marun, advogado Fábio Trad assume vaga na Câmara

4 partidos debatem eleições

Os presidentes do PT, PSB, PP e PCdoB em Mato Grosso do Sul – respectivamente, Zeca do PT, Aluísio São José, Alcides Bernal e Mário Fonseca – se reuniram para discutir a formatação de uma estratégia programática em comum para as eleições do ano que vem em MS. O encontro aconteceu ontem de manhã, num hotel de Campo Grande.

Cartinha

Amanhã é o último dia para quem quiser adotar uma (ou mais) cartinha que crianças do Estado escreveram para Papai Noel. Vivendo em situação de vulnerabilidade, elas pedem presentes que serão entregues na semana que vem. Quem quiser participar dessa campanha promovida pelos Correios deve ir até uma das agências e adotar uma correspondência. Trata-se de uma boa ação que, certamente, fará alguém bem feliz neste final de ano.

Bíblia

O vereador Braz Melo (PSC) está feliz da vida com a reinauguração do monumento em homenagem à Bíblia Sagrada, em solenidade que ocorreu na noite de domingo na Praça Antonio João, centro de Dourados.

Bíblia, ainda

O ato aconteceu assim que terminou a leitura total e ininterrupta da Bíblia, iniciada na manhã de quinta-feira passada. Pessoas cristãs participaram da leitura pública, iniciativa que surgiu quando Braz Melo estava no segundo mandato de prefeito, no final dos anos 1.990.

Convite

Diário MS recebeu ontem à tarde o convite oficial para a posse do deputado federal Carlos Marun (PMDB) como ministro da Secretaria de Governo. A solenidade será às 17 horas da próxima quinta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O suplente

Assim que for oficializada a saída de Marun da Câmara dos Deputados, o suplente Fábio Trad será convocado a assumir a cadeira.

Previdência

Certamente a maior tarefa do novo ministro é conseguir votos suficientes justamente na Câmra Federal para aprovar a reforma da Previdência proposta pelopresidente Michel Temer 9PMDB).

Previdência, ainda

O governo acredita que o processo seja iniciado no dia da posse de Marun e, se tudo correr conforme os planos, entrar em processo de votação ainda na semana que vem, antes do Natal.

Mais Previdência

Do jeito que está, três deputados de MS já anunciaram que votarão contra o projeto: Dagoberto Nogueira (PDT) e os petistas Zeca e Vander Loubet.

Haja Previdência

Os demais representantes de MS na Câmara Federal ainda não se manifestaram, pelo menos publicamente, como votarão. Tereza Cristina (sem partido), Elizeu Dionizio (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) estão evitando os jornalistas e Geraldo Resende (PSDB) está no Japão.

CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seguirá o padrão internacional adotado em diversos países. A mudança consta em uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada sexta-feira, que representa o Brasil em um grupo técnico das Nações Unidas sobre trânsito que acompanha o cumprimento da Convenção de Viena Sobre Trânsito Viário de 1968.

Mais CNH

De acordo com o Contran, a mudança será feita até 1º de janeiro de 2019, quando os Departamentos de Trânsito de todo o país poderão se adequar no que se refere a layout e sistemas do novo processo. Com essa medida, o Brasil será o único país da América Latina e Caribe a adotar esse formato, que já vale em países como França e Espanha.

PreviD

O pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do PreviD (Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados) será feito na próxima sexta-feira, dia 15. O anúncio foi feito pela Diretoria Executiva, presidida por Antonio Marcos Marques.

PCCR

A Prefeitura de Dourados protocolou ontem de manhã, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei Complementar nº 16/2017 que faz alterações no tal PCCR, que tanta dor de cabeça já provocou à prefeita Délia Razuk (PR) este ano.

PCCR, ainda

Até o fechamento desta coluna, o líder da prefeita na Câmara, vereador Júnior Rodrigues (PR) não havia entrado com pedido de urgência especial para por em votação no plenário. Se o fizesse, haveria votação do pedido de urgência e, em seguida, do projeto em si.

Eletrônicos

O Natal é historicamente considerado uma das principais datas para o varejo eletrônico. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de faturamento neste ano é de R$ 8,428 bilhões – um crescimento de 12% em relação ao ano passado.

Eletrônicos, ainda

A expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam mais de 27 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 308. As categorias mais buscadas devem ser “Informática”, “Celulares”, “Eletrônicos”, “Moda e Acessórios” e “Casa e Decoração”. A previsão leva em conta as compras realizadas entre os dias 20 de novembro e 22 de dezembro.