São Bento 03

Coluna abre espaço para o Atleticano

compartilhe:

 

Olá, começo hoje no DIÁRIO MS, na edição impressa e na versão online, uma coluna voltada para o meio universitário, com o intuito de mostrar qual a realidade que o atleticano enfrenta em Dourados, qual o papel das AAAs com a sociedade e muito mais!

As atléticas acadêmicas são associações criadas por estudantes, que têm como principal objetivo a integração entre os universitários. Essa agregação se dá, principalmente, por meio de festas, torneios esportivos e ações solidárias.
Ao contrário daquilo que se pode pensar, gerenciar uma atlética é muito mais complicado do que aparenta. Para que tudo ocorra conforme o planejamento, os participantes organizam a diretoria da atlética como se fosse uma empresa. Assim como nos diretórios acadêmicos, os cargos são divididos e cada um possui sua função. As mais comuns são: diretor geral, marketing, tesoureiro, diretor comercial, esportivo, dentre outros.

Com a criação de várias atléticas, em 2009, surgiu a ideia de criar um órgão maior que as AAAs (associação atlética acadêmica), algo para gerenciar estas e que as aproximassem ainda mais. Na época, as atléticas existentes tiveram os primeiros contatos com o departamento de esportes da UFGD para a elaboração de tal projeto. Dois anos após, em 2011, com a criação de outras atléticas, foi oficialmente fundada a Liga das Atléticas da UFGD (LADG), visto que as participantes eram apenas da universidade federal. Em agosto do mesmo ano ocorreu a primeira competição esportiva realizada pela liga, a OLA (Olimpíadas da Liga das Atléticas). Os jogos aconteciam aos finais de semana, e para o encerramento foi criada uma festa, com o nome: ATLETICANA.

Devido ao sucesso já atingido no primeiro ano e a realização de mais festas, práticas esportivas e ações sociais, a liga começa a ganhar nome dentro da cidade, e outros cursos também se interessam pelo mundo atleticano. A liga passa a dar suporte para as atléticas que estão iniciando e, em 2013, acontece a expansão, mudando de liga das atléticas da UFGD, para liga das atléticas de Dourados, com a entrada de AAAs da UEMS e UNIGRAN. Com mais atléticas participantes na liga, os jogos cresceram muito, as festas ganharam outras proporções, mais patrocinadores foram atraídos e as pessoas começam a conhecer esse universo. Desde então, a LADDS (Liga das Atléticas de Dourados), vem crescendo, tanto no cunho esportivo, quanto social e festivo.
Os dois principais eventos da LADDS são a festa ‘atleticana’ e o JIAD (Jogos Inter Atléticas de Dourados). A festa acontece sempre no primeiro semestre de cada ano, e os jogos ocorrem no segundo.
A atleticana teve sua primeira edição em 2011 e, com 8 anos de existência, é a maior festa universitária do Estado.
A edição deste ano ocorre neste sábado (4/05), no Clube Indaiá. Com recorde de público já ultrapassado, o evento promete exceder as expectativas de todos os presentes, apresentando desde uma estrutura completamente diferente, até a abertura dos portões antes do horário de início da festa, evitando filas.

O evento contará com lounge de narguilé da Invictus tabacaria e food trucks.
O open bar será de cerveja, laddscordia (bebida oficial da LADDS), corotes de sabores, rodadas de tequila servidas na fila e durante a festa, além de 24 bebidas das atléticas participantes. O som fica por conta do ótimo grupo ‘Sempre Tem’, dos djs ‘la casa de funk’ e ‘vdjs’ (todos do Paraná) e de ‘Wbeatz’, de Ubatuba.

Os convites estão no último lote e podem ser adquiridos com a Carolina, pelo telefone: (67) 99605-5953.
Vale a dica: aproveita que ainda não acabou e compre o seu!
Falando um pouco sobre o Jiad, a competição vem crescendo ano a ano, aumentando seu nível de competitividade, atraindo mais pessoas para assistir e torcer. Ano passado, durante os 4 dias do evento, passaram cerca de 4000 pessoas pelo local dos jogos. A edição deste ano acontecerá mais pro final do ano, e certamente iremos falar muito sobre esses jogos ainda.

AGASALHOS

Vale destacar a participação da LADDS na campanha ‘Aquece MS’, ação realizada pela TV Morena e pelo Rotary Club, que foi finalizada no último sábado (27), com a distribuição dos agasalhos arrecadados para pessoas carentes da cidade.

Jeep

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS