Após caso da carretinha, diretor da PED leva puxão de orelhas no MP

Coluna De Olho – 14/02/2020 – Jornalista Alfredo Barbara Neto –

Título a cantor

O cantor e compositor Renato Teixeira vai receber hoje o título de Cidadão Sul-mato-grossense, honraria concedida pela Assembleia Legislativa por iniciativa do deputado José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM). A entrega está marcada para o escritório político do deputado, em Dourados, às 20 horas.

Dia da amizade

O Dia da Amizade é comemorado em 14 de fevereiro no mundo inteiro. A amizade também é celebrada no Dia Internacional do Amigo (20 de julho) e no Brasil em 18 de abril. Os amigos virtuais também ganharam uma homenagem, quando o dia 4 de fevereiro se tornou o Dia do Amigo do Facebook. Não é sabido como exatamente começou a comemoração pelo Dia da Amizade, mas diz a lenda que tudo teve início na Argentina.

DEM

O Democratas Estadual e o diretório municipal do partido em Dourados promovem amanhã o Encontro Estadual do DEM, com a presença confirmada da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que é deputada federal licenciada. Será no auditório da Aced, a partir das 8h30.

Desafio

O novo desafio que reforça o lado maléfico da internet, o ‘quebra-crânio’, está dando dor de cabeça e muita preocupação para adultos, enquanto crianças e adolescentes se tornam vítimas de uma suposta brincadeira de que pode gerar até morte.

Desafio, ainda

Para se ter uma ideia, a SBN (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia) divulgou Comunicado de Utilidade Pública diante do desafio que se alastra pelo ambiente doméstico, escolar e amplamente reproduzido em redes sociais, inclusive com adultos também a praticando.

Mais desafio

A SBN reforça que a queda pode provocar lesões irreversíveis ao crânio, além de danos à coluna vertebral. E lembra que os responsáveis podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo.

Desafio, criação

A brincadeira foi criada, aparentemente sem querer, pelo youtuber brasileiro Robson Calabianqui, que postou na internet um vídeo no qual ele passa uma rasteira na própria mãe. Muita gente achou divertido e a partir daí começaram as repetições. O youtuber é conhecido como Fuinha e tem mais de 2 milhões de seguidores. Ele retirou o vídeo do ar e fez um pedido de desculpas publicamente.

Carretinha

Apesar de praticamente não ter dado em nada, o caso da carretinha que foi totalmente reformada usando produtos da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), pode ao menos ter servido para inibir ações parecidas. Lembrando que a reforma foi realizada, evidentemente, usando mão-de-obra de detentos.

Carretinha, ainda

Depois de meses de apuração de investigação, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) concluiu que apenas uma advertência ao servidor público que foi beneficiado com a reforma seria suficiente para encerrar o caso. E foi isso o que aconteceu, conforme esta coluna revelou antes do despacho se tornar público.

Mais carretinha

Ficou mesmo muito ruim para a imagem da Agepen o resultado do caso, já que a tal reforma foi um verdadeiro ataque aos cofres públicos, já que tudo foi feito com dinheiro da PED. Se isso fosse legal, todo funcionário público (e até mesmo qualquer cidadão que paga imposto neste Estado) teria direito a ter um bem próprio sendo reformado às custas do governo.

Sem carretinha

Mas, enfim, a Agepen deve saber o que faz, não é mesmo. Vamos então voltar para a lição que pode ter ficado de todo esse caso, motivo que levou ‘De Olho’ a relembrar a reforma.

Sem carretinha, ainda

Semana passada, o atual diretor da PED, Antonio José dos Santos, participou de uma reunião no Ministério Público em Dourados, convocada justamente por causa da reforma da maravilhosa carretinha de carregar motocicleta.

Mais sem carretinha

Do MP, o diretor levou enorme puxão de orelhas e a lembrança que o ato ocorrido ano passado foi ilegal. Os promotores também recomendaram ao diretor que ele se atenha ao cumprimento da lei e que deve ser “observado estritamente a utilização de bens e produtos da PED para o bom andamento das atividades do estabelecimento e dentro da legalidade”.


Carretinha legal

Os promotores reforçam na ata da reunião que aconteceu no dia 4 deste mês que a despeito da mão-de-obra de internos, erroneamente utilizada na reforma da carretinha, “deverá ser observada rigorosamente a Lei de Execução Penal (…) respeitando os convênios firmados com a Agepen”.

Longe da carretinha

Depois de toda essa vergonha, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, precisa estar mais atento aos acontecimentos internos da PED. A reforma da carretinha virou motivo de piada até mesmo entre o pessoal que trabalha naquela unidade prisional. Afinal, os outros também têm direito. Só que é ilegal, né!

….

Leia também…

1- Passarinho bem vermelho diz que preferido do PT a prefeito é Elias Ishy.

2- Empresa de placas dá fone errado e gera transtorno à moradora de Dourados.

3- Após definir Campo Grande, MDB agora se volta para Dourados.