Agepen pune funcionários que defendem o interesse público

compartilhe:

Coluna De Olho – 7/06/2019 – Jornalista Alfredo Barbara Neto –

DE OLHO

Em Brasília

Presidente da Câmara de Dourados, o vereador Alan Guedes (DEM) está participando ontem e hoje do Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção e Governança. Na décima segunda edição, o evento acontece em Brasília e tem este ano como tema ‘Governança, Compliance e Integridade na Administração Pública: do Discurso à Prática’.

Catador de reciclável

Hoje é o Dia Nacional do Catador de Material Reciclável, trabalho pelo qual milhares de pessoas encontram no lixo o sustento de suas famílias. Do total de resíduos gerados no Brasil, cerca de 30% são considerados materiais recicláveis. Grande parte desse material é recuperada diariamente por catadores que coletam nos lixões e nas ruas, na maioria das vezes em condições insalubres, em meio à vulnerabilidade social.

Liderança

A eleição na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), ocorrida no final do mês passado, terminou por revelar uma nova liderança na cidade que, por sinal, já está ganhando o respeito de diversos políticos. Passarinho avaliou ontem que tudo indica que está surgindo um novo comando na política douradense. Eita!!

Esgotamento

Falando em Aced, o tema do programa ‘Despertar para o Trabalho’, quarta-feira que vem, é bastante interessante e bem atual. A psicóloga organizacional Letícia Oliveira Silva vai falar sobre ‘Síndrome do Esgotamento Profissional – Como prevenir para o estresse não se tornar doença’. Começa às 7 horas em ponto.

Com Murilo

O novo presidente da Aced, Nilson Aparecido dos Santos, acompanhado por alguns diretores, tem reunião marcada para hoje à tarde com o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Murilo Zauith. O diretor presidente da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Luis Roberto Martins de Araújo, também vai participar do encontro de trabalho que acontecerá na sede da instituição.

Imprensa

No dia em que se comemora a liberdade de imprensa (leia o editorial desta edição), ‘De Olho’ lembra que o surgimento desenfreado de sites que se dizem de notícias em nada acrescentam para a qualidade de informação recebida pelos leitores. Muito pelo contrário, boa parte serve apenas para atender aos interesses pessoais de quem os coloca no ar.

Imprensa, ainda

São os sites que integram a turma do ‘eu sózinho’, ou seja, quem cria faz de tudo. Geralmente nem registram empresa e, quando o fazem, é pensando em conseguir verba pública, vinda através de algum político amigo. Ou para fazer malvadezas.

Mais imprensa

Falando nisso, a coluna ficou sabendo que o dono de um desses sites que anda achincalhando alguns políticos em cidade do interior deverá ter problemas com a polícia muito em breve. Diz que o material apresentado contra o moço chega a dar medo.

Sicredi

O Sicredi é considerado pelo Banco Central a sexta maior carteira em poupança. Os resultados de 2018 mostram essa posição, já que R$ 13,3 bilhões foram depositados em poupança pelos associados, registrando um significativo crescimento de 38,7% ante ao ano anterior.

Sicredi, ainda

Em fevereiro de 2018, a instituição financeira cooperativa lançou o Poupador, uma solução disponível no aplicativo do Sicredi que estimula o depósito em poupança para associados que possuem saldo parado na conta corrente. Em dez meses, foi responsável pela captação de mais de R$ 200 milhões, por meio de 105 mil aplicações.

Agepen

Muito estranho o comportamento da Agepen, agência que administra o sistema penitenciário do Estado, com relação ao caso revelado pelo Diário MS sobre o agente penitenciário que levou carretinha de sua propriedade para ser reformada na PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

Agepen, ainda

Passadas algumas semanas da denúncia, a coluna agora ficou sabendo que a Agepen está fazendo uma verdadeira ‘caça às bruxas’. Olha só: diz que foram transferidos alguns agentes da PED, com o suposto argumento de que eles teriam vazado informações à imprensa.

Sem Agepen

Já o agente dono da carretinha continua trabalhando normalmente na PED. E toda a reforma foi custeada com dinheiro público e usando mão de obra de detentos. Resumo da ópera: a Agepen pune quem defende o interesse público. Tá certo isso, Reinaldo?

Crematório

A informação de que o Grupo Pax Primavera irá instalar crematórios na região sul do Estado está gerando muita curiosidade. Conforme o Diário MS revelou em primeira mão na sexta-feira passada, a empresa comprou fornos para dois crematórios: de seres humanos e de animais.

Mais rematório

A notícia saiu no portal do jornal e alguns leitores chegaram a enviar comentários, sugerindo que sejam instalados nos municípios onde moram. Assim fizeram leitores de Iguatemi, Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã.

Crematório, ainda

Segundo a reportagem, o Grupo Pax Primavera ainda não definiu onde irá instalar os crematórios. A coluna apurou, contudo, que tanto pode ser o de humanos em uma cidade e o de animais em outra. Ou então, os dois num mesmo município.

Leia também…

1- Posse na Aced tem foto oficial e copinhos de água.

2- Polícia abre inquérito no caso do documento que pode cassação de Olavo.

Jeep

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS