Diário MS
Get Adobe Flash player

Viver é um eterno apreender!

Ciro José Toaldo (*)

“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é por si só, uma vida”. (Sêneca).

Estamos em plena copa do mundo que se realiza no Brasil. Contudo, escrevo a respeito de um tema que estou refletindo muito, pois vivemos em uma sociedade que não deseja aprendizado, ela é competitiva, carregada de artimanhas e a inveja predomina. Viver bem a cada dia necessita de esforço, tolerância e de entendimento que existem ‘pobres criaturas infelizes’ que ainda não conseguiram entender que viver é um aprendizado.

No esforço de colocar em prática o pensamento de Sêneca, procuramos tirar algumas lições da existência. A primeira é ter preocupação com nossa vida, pois a prosperidade reside na analise que fazemos de cada dia. Não devemos esquecer que uma ‘mente pequena fala das pessoas e uma mente brilhante (que prospera) fala de planos e ações para solucionar seus problemas. Essa lição demonstra o quanto é importante ter uma mente ocupada.

A segunda lição é ligada ao divino: procure deixar Deus ser seu orientador, mas não apenas dentro da igreja. De nada vale viver dentro de um templo se não praticar o maior mandamento que é o amor. Essa lição demonstra o quanto Deus e o amor são importantes em nossa vida.

A terceira lição relaciona-se ao autocontrole, especialmente com um órgão do corpo que é a língua. Essa deve ser uma preocupação de quem deseja caminhar no bem, ou seja, cuide daquilo que você fala. Essa lição demonstra quanto ganhamos ao ter cuidado no falar, principalmente da vida alheia, como diz o livro do Eclesiástico: falar pode trazer honra ou desonra.

Outra lição é não esquecer que nascemos pessoas livres, portanto temos a opção de escolha. Não perca a oportunidade de ser arauto do bem, mesmo que os problemas e amarguras sejam enormes em sua vida. Confiemos em nosso esforço e dedicação, eles irão ajudar a vislumbrar um mundo sem rancor e ódio. Essa lição demonstra que o bom uso da liberdade proporciona prazer no viver.

Não pretendo alongar essas simples lições, apenas lembro que a essência da vida se encontra na simplicidade que ajuda a ter tranquilidade. O filósofo Sêneca chamava a atenção que viver bem a cada dia, sendo pessoa determinada e investida de sabedoria é a maior riqueza para a felicidade do ser humano. Observe o óbvio da existência: contemplar o crescimento dos filhos, perceber o amor da esposa (o), enxergando que a cada dia vencemos etapas da vida, acreditando que nascemos para ser felizes e que nosso Pai Celestial nos ampara e guia para nossa missão neste mundo.

Caro leitor, não é preciso ganhar na Mega Senha para ser feliz e se realizar, o dinheiro pode ajudar, mas a verdadeira felicidade se encontra na conquista dos pequenos degraus da vida.

Vivamos com equilíbrio, moderação, satisfação, prazer, entusiasmo e, acima de tudo com fé em Deus. Deixe de lado a tentação de se preocupar com a vida alheia, pois viver é um eterno aprendizado.

Charles Chaplin afirmou que a vida é boa quando lutamos com determinação e paixão, quando perdemos com classe e vencemos com ousadia, pois o mundo pertence aos que se atrevem e, viver não pode ser algo insignificante.

Pense neste artigo e até o próximo!

(*) Professor mestre.