Diário MS
Get Adobe Flash player

Trump assinará nesta segunda nova versão de seu decreto migratório

Do  G1

Pablo Martinez Monsivais/AP

Nova versão do decreto migratório de Trump é esperada para segunda-feira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará nesta segunda-feira (6) uma nova versão de seu decreto migratório, que foi suspenso pela Justiça. O governo iraquiano e a rede americana CNN afirmaram que a nova versão retira o Iraque da lista de países alvos de restrição.

O porta-voz das Relações Exteriores, Ahmed Jamal, expressou em comunicado que celebra a decisão de excluir o Iraque do novo veto migratório, segundo a Efe.

A versão anterior do decreto, que tinha validade de 90 dias, impedia a entrada em território americano de refugiados e cidadãos que tivessem nascido em Iraque, Iêmen, Síria, Irã, Sudão, Líbia e Somália.

A medida, que atingia países de maioria muçulmana, causou indignação no mundo todo e uma onda de protestos nos Estados Unidos.

Em 3 de fevereiro, um juiz de Seattle bloqueou a aplicação do decreto e, em 9 de fevereiro, o Tribunal de Apelações de São Francisco manteve a suspensão.

A assessora de comunicação do governo americano, Kellyanne Conway, afirmou, em uma entrevista à emissora Fox News, que o texto entrará em vigor em 16 de março, segundo a France Presse.