Diário MS
Get Adobe Flash player

Seminário na Câmara de Dourados discute sobre direitos dos idosos hoje

 

DOURADOS é pioneiro em receber a Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa e elaborar documento que será referência

Thiago Morais

Segundo Daniela Hall, objetivo do encontro é debater uma nova lógica de assistência para os idosos

Começa hoje às 7h30, o seminário “Direto dos Idosos: novos olhares”, promovido pela Câmara de Dourados. O evento foi proposto pela vereadora e presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), e tem o objetivo de debater com especialistas, lideranças políticas e da sociedade civil organizada uma nova lógica de assistência para os idosos.

 

“A importância de discutir os direitos e as condições dos idosos reside nesta mudança da expectativa de vida no país. Atualmente, a sociedade brasileira desestimula a participação dos idosos em diversos processos, tanto sociais, econômicos e culturais. Precisamos mudar isso”, aponta a vereadora Daniela Hall.

O seminário contará com a presença da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara Federal, representado pelo deputado estadual Renato Câmara (PMDB), e palestrantes de renome nacional, como Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, a coordenadora do Conselho Nacional do Idoso, Ana Lúcia da Silva, e a deputada Leandre Dal Ponte (PV).

O aumento da expectativa de vida da população brasileira, de acordo com a organização do seminário, deve vir acompanhado de novas discussões de ações públicas que atendam ás necessidades desse novo contingente populacional. “É preciso mudar a lógica da assistência ao idoso, que não pode ser mais ser visto como um problema”, salienta o deputado federal Geraldo Resende (PSDB), que também comparece ao evento.

 

Programação

O seminário terá como palestrante a Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, que falará sobre “Situação atual do idoso – Direitos, violência e visibilidade”. Terezinha Tortelli é enfermeira obstetra, pós-graduada em Planejamento Familiar Natural pela Universidad de Chile, sendo especialista em Gerontologia Social.

Outra palestrante será a coordenadora do Conselho Nacional do Idoso, Ana Lúcia da Silva, cuja palestra terá como tema: “Maior longevidade – Como o Poder Público pode se preparar para novo idoso brasileiro”. Ana Lúcia é geógrafa e formada em gestão pública, especialista em Negociação e mediação de conflitos como instrumento da gestão pública no SUS.

Com o tema “Legislação em defesa do idoso” a deputada Leandre Dal Ponte também fará sua palestra no evento, valendo-se de sua experiência como vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados e também de ex-secretária municipal de Saúde no Município de Saudade do Iguaçu-PR.