Diário MS
Get Adobe Flash player

Seminário debaterá relações entre Literatura e Arte Contemporânea

II SELAC será realizado pelo Grupo de Estudo InterArtes, nos dias 22, 23 e 24 de maio, com palestras, mesas-redondas e rodadas de comunicaçõesna Unidade 2 da UFGD, inscrições vão até 31 de abril

GRUPO DE ESTUDO INTERARTES, da UFGD, realiza pesquisas sobre a relação da Literatura com outras artes

Nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2017, o Grupo de Estudo InterArtes realiza a segunda edição do Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (II SELAC), com palestras, mesas-redondas e rodadas de comunicações na unidade 2, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

 

Neste ano, haverá apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Alunos de graduação, pós-graduação, professores e demais profissionais poderão se inscrever no site www.even3.com.br/selac2017 e enviar seus resumos para as Rodadas de Comunicações até o dia 31 de abril de 2017.

Serão aceitos resumos que abordem as seguintes áreas do conhecimento: Letras, Literatura, Linguística, Artes Cênicas, Artes Visuais, Arte Contemporânea, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Cinema, Teatro, Dança, Música, Mídias Sociais Digitais, HQ, Pedagogia, Educação, História, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Relações Internacionais.

O investimento para os estudantes/professores que participarão do SELAC com apresentação de trabalhos é de R$ 20,00 que, após a inscrição no site, deverão realizar um depósito bancário identificado na seguinte conta/poupança: A/C: Christiane S Batista, Caixa Econômica, Agência: 0857 (Operação 013/Poupança), Conta: 5229-0. O participante ainda deverá encaminhar o comprovante até o dia 14 de maio, para o e-mail: interartesufgd@gmail.com.

Outra modalidade de participação é como ouvinte, para alunos de graduação, pós-graduação, professores e demais profissionais que não queiram apresentar trabalho no evento. O investimento é no valor de R$ 10,00 e o pagamento da inscrição deverá ser feito no primeiro dia do evento (22 de maio de 2017), no ato do credenciamento.

Informações detalhadas sobre o SELAC2017 podem ser acessadas na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/grupointerartesufgd e no Blog: https://interartesufgd.wordpress.com

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 22/05/2017 (Segunda)

17h30 – Credenciamento

18h30 – Abertura / Momento cultural

19h00 – Conferência de Abertura – Tema: “A função utópica da literatura”, com Prof. Dr. Ramiro Giroldo (UFMS/Campo Grande), doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisa literatura brasileira contemporânea, ficção científica, utopia e autoritarismo. Autor do livro Ditadura do Prazer – Sobre ficção científica e utopia (2013).

Local: Auditório do Bloco G, da UEMS, Cidade Universitária.

 

Dia 23/05/2017 (Terça)

14h00 – Rodada de comunicações (Apresentação de trabalhos)
Local: Salas de Aula, FACALE/UFGD, Unid. II, Cidade Universitária.

 

19h00 – Mesa-redonda – Tema: “Diálogos da literatura contemporânea”

Mediação: Profa. Dra. Leoné Astride Barzotto (PPGL/UFGD)

Local: Auditório do Bloco G, da UEMS, Cidade Universitária.

 

Mesa 1. “A literatura ‘de massa’ como elemento propulsor do letramento literário”, com Prof. Me. Flávio Amorim da Rocha (IFMS/Campo Grande), doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestre em Estudos de Linguagens (UFMS). Desenvolve projetos de pesquisas na área de Literatura, com ênfase em letramento literário e formação de leitor.

 

Mesa 2. “A cultura chicana no espaço fronteiriço: em busca de uma identidade cultural em Borderlands/La Frontera de Gloria Anzaldúa”, com Prof. Me. Carlos Vinícius Figueiredo (IFMS/Dourados). Diretor Geral Pro-Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Doutorando em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisa as áreas de letras, literatura comparada, estudos culturais e estudos da subalternidade. Autor do livro O direito ao grito: a hora do intelectual subalterno em Clarice Lispector (2013).

 

Dia 24/05/2017 (Quarta)

14h00 – Rodada de comunicações (Apresentação de trabalhos)
Local: Salas de Aula, FACALE/UFGD, Unid. II, Cidade Universitária.

 

19h00 – Mesa-redonda: Tema: “Sentidos do espaço lítero-artístico”

Mediação: Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira (PPGL/UFGD)

Local: Auditório do Bloco G, da UEMS, Cidade Universitária.

 

Mesa 1. “Extensivo/Intensivo: as dobras dos sentidos espaciais na Literatura”, com Prof. Dr. Cláudio Benito O. Ferraz (UNESP/Presidente Prudente), doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na UNESP, campus de Presidente Prudente (SP) e coordenador do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas. Pesquisa as contribuições da filosofia da diferença, na relação entre Friedrich Nietzsche e Gilles Deleuze, para com o pensamento geográfico. Atua nos seguintes temas: ensino, linguagem, epistemologia, imagem (cinema, fotografia e pintura) e literatura.

 

Mesa 2. “Fantasmas e restaurações: o duplo em três romances contemporâneos, com o Prof. Dr. Gregório F. Dantas (PPGL-Mestrado Letras/UFGD), doutor em Teoria e História Literária na área de Literatura Portuguesa, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado na Universidade de Coimbra. É mestre em Teoria e História Literária na área de Literatura Brasileira. Seus interesses de pesquisa incluem a literatura portuguesa contemporânea e o estudo de gêneros narrativos, como o policial, o fantástico e o romance histórico.