Banner São Bento

Saúde amplia recursos para UPAS 24 horas

compartilhe:
Foto: Divulgação

ASSESSORIA

Brasileiros de 43 municípios serão beneficiados com a ampliação de serviços de urgência e emergência. As Unidades de Pronto Atendimento, mais conhecidas como UPAs, vão receber mais de 93 milhões de reais por ano. O Ministério da Saúde vai repassar os recursos diretamente para as prefeituras. Segundo o ministro Ricardo Barros, esses municípios podem contar com o apoio do governo federal.

“O nosso compromisso é de que o prefeito coloca a UPA em funcionamento e, em 2 meses nós estamos pagando o financiamento integral desta unidade, dando previsibilidade ao investimento que o prefeito tem que fazer, e flexibilizando o uso desses prédios como unidade de pronto atendimento 24 horas, mas de uma estrutura de custeio que complemente as demais ações de saúde que o prefeito já tem na sua cidade”.

A prefeita do município de Lourdes, em São Paulo, Gisele Tonchis, destacou a importância do apoio federal para o bom funcionamento das UPAS 24 horas.

“Hoje, o investimento da Saúde no município já passe de mais de 15%. A gente já gasta 28%. Então, essa ajuda é imprescindível para funcionar. Sem essa ajuda realmente fica inviável, por isso a maioria das UPAs estão fechadas”.

O objetivo das UPAs é prestar atendimento aos pacientes que estão em situação de urgência e emergência e oferecer os primeiros socorros nos casos de natureza cirúrgica e de trauma. Hoje, 97% dos atendimentos realizados nessas unidades têm resolução na própria UPA.

CORPAL

ZAP DIARIO MS

Lar do Idoso

WHATSAPP DIÁRIO

Logo whatsapp Diario MS