Diário MS

Prefeitura atende aldeias com várias ações

A. Frota

Prefeitura melhora estradas e executa a limpeza nos espaços públicos das aldeias

Atendendo ao propósito da prefeita Délia Razuk, de atender não só a sede do município, mas também distritos e áreas rurais, as ações da prefeitura chegam à reserva indígena de Dourados. Nesta semana em que se comemora o Dia do Índio são vários os serviços em execução na Reserva Indígena local.

Coordenada pela Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e com participação das secretarias de Infraestrutura e de Educação, além do Imam e outros órgãos da prefeitura, a força-tarefa tem como foco principal a limpeza, principalmente das escolas e Vila Olímpica, e manutenção das estradas que servem às comunidades das aldeias Jaguapiru e Bororó.

De acordo com Joaquim Soares, titular da Semsur, as equipes estão no local há alguns dias executando serviços de limpeza geral, com roçada, capina e poda, além de patrolamento seguido de encascalhamento de estradas, melhorando principalmente as linhas de ônibus, entre outros serviços.

A manutenção das estradas, segundo Joaquim, é uma ação estratégica, pois beneficia a comunidade como um todo, principalmente trabalhadores, estudantes e os serviços de ambulância e de segurança, além de turistas que costumam visitar a reserva.

A cada período prolongado de chuva as vias ficam em situação de difícil locomoção, “daí a necessidade de uma ação rápida para atender às comunidades”.

“A prefeita Delia tem nos dito que a prefeitura deve estar presente aonde as pessoas mais precisam do poder público. E a reserva indígena é um desses lugares. Vamos fazer o possível para melhorar cada vez mais as condições de vida desses nossos irmãos”, diz o secretário.

A reserva Indígena de Dourados conta hoje com uma população estimada de 12 mil moradores, das etnias guarani, terena e caiuá.