Diário MS
Get Adobe Flash player

Ovos de páscoa estão mais caros

LOGÍSTICA I Armazenamento, produção e transporte são fatores que influenciam no preço do final

 

SUPERMERCADOS estão parcelando ovos de chocolate para atrair mais clientesDiario MS

SUPERMERCADOS estão parcelando ovos de chocolate para atrair mais clientes

Preços dos ovos de Páscoa estão mais caros este ano e já assustam os consumidores. Algumas marcas que fornecem o produto para os estabelecimentos em Dourados, já estão repassando aos empresários o ovo 15% mais caro. Para não perder os clientes, estes estabelecimentos estão oferecendo facilidades na forma de pagamento, como dividir o valor em até dez vezes no cartão de crédito.

O economista Fábio Castilho diz que os preços altos são resultados da produção dos ovos de chocolate que exigem uma mão de obra mais especializada, do armazenamento e do transporte. “O preço é determinado pela matéria-prima aplicada, mas o que conta mesmo é a marca, afinal, temos algumas empresas que estão atuando no mercado há muito tempo, e com isso o preço aumenta e é determinante para a elevação dos preços”.

Outro ponto que influencia no preço final é o processo de fabricação, que exige um tempo maior de produção e de utilização de mão-de-obra para embalar os ovos de páscoa, apesar de que a indústria de alimentos vem automatizando muito o processo com investimentos em máquinas. “A parte da logística é uma das incertezas no Brasil, afinal, a maior parte das nossas cargas são transportadas pelas rodovias, e com o aumento dos combustíveis e dos pedágios, o preço final é repassado ao consumidor”.

Edson Dutra, proprietário de um supermercado em Dourados, providenciou a primeira compra de ovos de chocolate em fevereiro e mais uma carga está prevista para este mês. Segundo ele, o preço em algumas marcas está mais alto. “Mesmo com este aumento, os ovos de páscoa em Dourados ainda serão menores que outras regiões do país, como São Paulo, por exemplo”, afirma.

Um empresário do ramo de fabricação de ovos de chocolate, Rubens Triaca, afirma que este aumento é devido ao processo de fabricação, e mesmo assim tem expectativa que as vendas este ano sejam iguais a do ano passado.

“Eu sou novo neste ramo, faz quatro anos que comecei a produzir ovos de chocolate e a cada ano que passa, eu atendo mais clientes que me procuram com encomendas novas. O preço alto é devido à produção que exige mais trabalho”, explica.