Para muita gente, o home office é algo novo e pode se apresentar como um verdadeiro desafio

5 dicas para trabalhar de casa

Por Laura Howe
Imagem: Divulgação
 
Com a disseminação do coronavírus, a Organização Mundial da Saúde e autoridades médicas ao redor do mundo vêm recomendando estratégias para reduzir a propagação da doença. Uma parte importante da busca por manter as pessoas saudáveis envolve a minimização do contato no trabalho ou no trajeto até ele, fato que tem levado muitas empresas a orientar seus funcionários a trabalharem de casa. 
 
Para muita gente, o home office é algo novo e pode se apresentar como um verdadeiro desafio, especialmente se vários membros da mesma família estiverem tentando trabalhar e estudar juntas sob um mesmo teto. 
 
Eu trabalho em uma empresa que tem um quinto de seus colaboradores ao redor do mundo fazendo home office em tempo integral, além de outros milhares que dividem seu tempo de trabalho entre a casa e o escritório. Isso faz parte da cultura da nossa companhia há anos. Mas essa não é uma realidade para todo mundo. Se trabalhar de casa é uma novidade para você, veja abaixo algumas dicas para te ajudar a passar por esse período de incertezas: 
 
 
1 - Organize seu escritório domiciliar 
 
Confirme quais são as ferramentas que estarão disponíveis para você durante o trabalho remoto. Pode ser que você tenha que aprender a usar novas tecnologias. Você também pode ter que levar para casa alguns itens simples da sua mesa de trabalho, ou pedir que sua liderança disponibilize coisas de que você acredita que irá precisar. Um monitor pode aliviar a fadiga ocular, e teclado e mouse separados podem fazer com que digitar seja mais confortável. Leve o fone de ouvido para casa, para que calls e videoconferências ocorram tranquilamente. Organize sua área de trabalho: pense em como você irá administrar o espaço se várias pessoas da sua casa precisarem trabalhar e estudar juntas. 
 
2 - Alinhe expectativas de comunicação com líderes e colegas 
 
Combine onde, quando e como se comunicar com seu time de forma eficiente. Tomem decisões sobre agendamento de calls e conversas rápidas. Vocês vão fazer um alinhamento de 15 minutos logo pela manhã ou bater um papo de encerramento do dia? Tente mandar menos e-mails e conversar mais, especialmente por chamadas de vídeo. Nesses tempos difíceis, poder ver e ouvir seus colegas será reconfortante. Deixe sua câmera ligada durante as reuniões - expressões faciais e conexão pessoal significam muito agora. 
 
 
3 - Não fale só de trabalho 
 
Planeje "intervalos de café" virtuais ou prolongue um pouco as calls para poder ter aquelas conversas informais que acontecem quando você está no escritório. Isso pode fazer a diferença na qualidade e na profundidade das discussões relacionadas ao trabalho, além de permitir que você entenda melhor seus colegas e os desafios que eles estão enfrentando agora. Pergunte sobre a experiência de home office, a família ou até mesmo as fotos que você vir nas paredes deles durante as reuniões. Apresente seu cachorro, compartilhe memes engraçados ou simplesmente converse sobre como vocês estão lidando com a situação atual. Em suma, seja humano. 
 
4 - Estabeleça (e respeite) horários 
 
Desligar-se do trabalho é ainda mais difícil quando você faz home office. Os assuntos profissionais podem tomar conta de todo o seu dia, se você deixar. Estabeleça horários bem definidos e compartilhe sua agenda de forma clara com seus colegas. Acorde, tire o pijama e bote uma roupa pela manhã. Siga sua rotina matinal normalmente e deixe seus colegas cientes de quando você deve começar seu dia de trabalho. Apesar de não ter que levar tempo se deslocando até o trabalho, se você tiver filhos - e eles estiverem sem aulas - pode ser que você precise dedicar uma parte da sua manhã para ajudá-los a iniciar sua rotina também. Comunique essa e outras eventuais necessidades pessoais para seu time. Respeite o tempo dedicado exclusivamente ao trabalho, mas faça questão de almoçar longe do computador. Faça pequenos intervalos e não deixe o trabalho invadir sua noite ou o tempo que você tem para sua família. 
 
 
5 - Apoie seus colegas 
 
Agora é a hora em que as pessoas mais precisam de inspiração e encorajamento. Eleve a moral dos seus colegas sempre que puder, elogiando-os para seus chefes, agradecendo por feitos excepcionais ou simplesmente dizendo "Você consegue!". 
 
 
Laura Howe é vice-presidente global de Comunicação em Inovação da Pearson. 

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados