• Início
  • Notícias
  • Governo de MS distribui segundo lote da vacina contra covid a 79 municípios

Governo de MS distribui segundo lote da vacina contra covid a 79 municípios

O município de Dourados recebeu 2.634 doses, todas destinadas para imunização de profissionais de saúde
 
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, fez na manhã de ontem a distribuição do segundo lote com 22 mil doses da vacina contra covid-19 aos 79 municípios do Mato Grosso do Sul. Todos os municípios já estão com doses da vacina.
 
O secretário de Saúde Geraldo Resende destacou que o Governo do Estado construiu toda uma logística para que as vacinas possam ser distribuídas o mais rápido possível. “Como no primeiro lote, as vacinas chegaram novamente aos municípios em até 24 horas após recebermos as doses”, disse.
 
As vacinas chegaram ao Estado domingo, no Aeroporto Internacional de Campo Grande, e seguiram para a Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica. Uma força-tarefa das secretarias de Saúde e de Justiça e Segurança Pública iniciou a separação e preparação para as doses serem enviadas aos municípios.
 
Seguindo o Plano Estadual de Distribuição da vacina contra Coronavírus, as doses começaram a serem enviadas aos municípios as 5h de ontem em veículos da Secretaria Estadual de Saúde, da Polícia Militar, Bombeiros e da Polícia Civil.
 
Primando pela transparência, a relação à quantidade que cada município recebeu deste segundo lote foi publicado no Diário oficial do Estado de ontem. As doses são todas para continuar a imunização dos profissionais de saúde.
 
O município de Dourados recebeu 2.634 doses. Conforme a revisão de estimativa populacional de trabalhadores de saúde, feita pelo pelo Ministério de Saúde no dia 20 deste mês, Dourados tem 9.290 profissionais de saúde.
 
No primeiro lote da vacina foram distribuídos 158 mil doses aos municípios. Com as 22 mil doses do segundo lote, somam 180 mil doses da vacina contra covid-19 para que sejam vacinados a primeira fase do público prioritário. 
 
Nessa primeira fase serão imunizados os idosos com mais de 60 anos que moram em instituições como casas de repouso, portadores de deficiência em residências inclusivas, além de indígenas e trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia de covid-19.
 
CASOS
Ainda no aguardo de 5,4 mil casos para registro pelos municípios nos sistemas oficiais de saúde, Mato Grosso do Sul contabiliza 156,7 mil confirmações de coronavírus até o momento, segundo os dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde.
 
Com isso, 252 exames foram registrados como positivos e sete óbitos, nas últimas 24 horas. “Geralmente a nossa média é de 900 casos ao dia, é preciso verificar ao longo da semana. Pedimos aos secretários/as para solução dessa situação, para continuarmos trabalhando com a mesma transparência desde o início”, explicou o secretário de Saúde, Geraldo Resende.
 
A pandemia já resultou em 2.819 mortes sul-mato-grossenses. Do total de casos confirmados, 10.192 estão em isolamento domiciliar, 143.196 estão recuperados e 514 estão hospitalizados. Dos pacientes internados, 263 estão nos leitos clínicos e 251 nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
 
Dos que estão em leitos clínicos, 172 estão internados pelo SUS e 91 na rede privada. Já os casos mais graves, 183 estão em leitos UTI/SUS e 68 na rede privada.
 
Ainda em patamares alarmantes, a macrorregião de Campo Grande apresenta 81% de taxa de ocupação de leitos; Dourados tem 83% de ocupação; Três Lagoas, 60% e Corumbá, 70%.

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados