• Início
  • Notícias
  • Cuidar da saúde é coisa de homem: Cassems destaca mitos e verdades

Cuidar da saúde é coisa de homem: Cassems destaca mitos e verdades

De acordo com o Instituto do Câncer (INCA), em 2018, a estimativa em Mato Grosso do Sul é de 89 casos de câncer de próstata em cada 100 mil homens
 
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos de câncer no Brasil devem crescer 70%, até 2038. Novembro é o mês de prevenção do câncer de próstata  e Mato Grosso do Sul é o segundo estado de maior incidência da doença no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).  A Caixa dos Servidores do estado apoia a campanha “Novembro Azul” de conscientização com realização dos exames de sangue e toque retal.
 Assim, é mais do que essencial quebrar alguns mitos que rondam a doença. O médico urologista que atua no Hospital Cassems de Campo Grande, José Ricardo Silvino, desmistifica algumas questões.
 
  Câncer de próstata tem fatores genéticos?“Verdade. O câncer de próstata está associado à idade, obesidade, etnia e, principalmente, à história familiar. Aumenta até em dez vezes as chances de ter câncer de próstata, se o pai ou irmão tiverem histórico da patologia”.
 
 O câncer de próstata só atinge idosos?“Mito. O câncer de próstata atinge homens de qualquer idade. Claro, existe uma maior chance de homens à partir dos 50 anos de idade serem acometidos, mas pode acontecer, sim, em pacientes mais novos”.
 
 O sedentarismo pode aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata?“Verdade. Como todos os cânceres, o câncer de próstata também está relacionado à qualidade de vida. Então, fatores como sedentarismo, obesidade, alimentação ruim, tabagismo, tudo isso aumentam as chances de câncer de próstata”.
 
 O exame de toque é feito somente à partir dos 50 anos?“Mito. O exame de toque da próstata pode ser feito a qualquer momento, faz parte do exame físico do médico urologista e, na suspeita de um câncer de próstata ou de qualquer outra doença prostática, ele pode ser necessário”.
 
 O exame de toque é doloroso?“Mito. O exame de toque da próstata é um exame rápido, que é feito com anestésico local e é completamente indolor”.
 
 O exame de toque só é necessário se o PSA estiver alterado?“Mito. O exame de toque é obrigatório, ele é complementar ao exame de PSA. Os dois exames se complementam, então, precisam ser feitos juntos, sempre associados”.
 
 O câncer de próstata tem evolução silenciosa?“Verdade. O câncer de próstata é uma doença assintomática com evolução silenciosa. Ela só vai dar sintomas em casos avançados, em casos que as chances de cura já são muito pequenas”.
 
 A atividade sexual aumenta o risco de desenvolver o câncer de próstata?“O câncer de próstata não está associado à relação sexual. Existem alguns estudos que falam exatamente o contrário, que a maior chance de você não ter câncer de próstata é fazendo mais relações sexuais”.
 
 O câncer de próstata causa disfunção erétil ou impotência sexual?“O câncer de próstata é uma doença assintomática, por isso a gente sempre fala que é recomendado que o paciente procure o médico pelo menos uma vez por ano,  porque ela é uma doença completamente silenciosa”.

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados