• Início
  • Notícias
  • Dia Da Consciência Negra - as vozes latinas contra o preconceito

Dia Da Consciência Negra - as vozes latinas contra o preconceito

Parte do Brasil hoje celebra o Dia da Consciência Negra, feriado relativamente novo. Daqueles dias que deveriam ser todos os dias.
 
O que diz a Wikipedia?
 
Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
 
Curiosamente, a elite da música latina ainda tem pouca representatividade. Tente listar aí rapidamente cinco artistas negros que fazem muito sucesso atualmente? Pois é, o exercício não é fácil, mas nós te daremos essa resposta como uma forma de homenagem à raça que dá mais cor, mais ritmo e talento ao cenário latino. União, força, empatia e um chega pra lá no preconceito.
 
Celia Cruz
 
A diva. A voz eterna.
 

Zion y Lennox
 
São chamados de Los Diamantes Negros. 

Ozuna
 
Revelação de 2017, Ozuna tem como apelido El Negrito De Los Ojos Verdes. 

Leslie Grace
 
Nossa Rihanna. Apenas. 

Chocquitbtown
 
Puro ritmo e energia colombianos! 

Gente de Zona
 
Cuba manda seus representantes. Gente de Zooooooooooooooooooooooona! 

Don Omar
 
Ensinou o mundo a dançar kuduro. E segue encantando o mundo latino!

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados