• Início
  • Notícias
  • Prefeitura define regra para visitas aos cemitérios no Dia de Finados

Mato toma conta de cemitérios públicos de Dourados faltando dez dias para o feriado de Finados

Prefeitura define regra para visitas aos cemitérios no Dia de Finados

Por Da Redação
Imagem: Campo Grande News
Espaços para cerimônias devem respeitar ocupação de 30% da capacidade e manter distância entre as pessoas
 
Decreto publicado ontem pela prefeitura definiu regras para visitar aos cemitérios no Dia de Finados (2 de novembro) em Dourados. Entre as medidas adotadas por causa da pandemia de covid-19, o município determinou que as cerimônias, mesmo em espaços abertos, devem respeitar ocupação de 30% da capacidade.
Conforme o decreto, as cerimônias religiosas devem seguir as normas de biossegurança já adotadas para igrejas e templos religiosos.
Nos espaços abertos onde serão realizados culto religioso ou evento similar será preciso ter controle de acesso, respeitando taxa de ocupação de quatro metros por pessoa e garantindo mínimo de um metro e meio entre as pessoas.
A prefeitura recomenda que não haja aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico e determina medidas para evitar qualquer forma de agrupamento.
Nos corredores dos cemitérios deve-se evitar aglomeração e o trânsito deve respeitar o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas.
É obrigatório o uso de máscaras durante todo o período de permanência nos cemitérios e capelas, pelos funcionários, colaboradores e público em geral, além de outras medidas de proteção e higienização. O decreto determina todos os bebedouros permaneçam lacrados.
Casos
Ontem, o comitê local de enfrentamento à pandemia informou que Dourados chegou a 8.110 casos positivos do novo coronavírus desde o início da pandemia. Foram 24 novos casos nas últimas 24 horas.
O número de recuperados segue aumentando. São 7.484 pessoas infectadas pelo vírus já consideradas recuperadas. Dos 520 casos ativos entre moradores de Dourados, 512 estão em isolamento domiciliar e oito internados – cinco em enfermaria e três em UTI.
Foram 106 moradores de Dourados mortos até agora em decorrência da covid-19. Outros 61 pacientes que moram em cidades da região também foram a óbito nos hospitais douradenses.
Matagal
Faltando 10 dias para o feriado de Finados, equipes da prefeitura correm contra o tempo para dar conta de cortar o mato que toma conta dos cemitérios públicos Santo Antonio de Pádua e Bom Jesus, localizados na Avenida Coronel Ponciano com Rua Palmeiras.
Há um mês a prefeitura está sem prestador de serviço para limpeza pública. O contrato com a empresa Litucera Limpeza e Engenharia, de Vinhedo (SP), acabou e o município não conseguiu fazer outra licitação.
A empresa apontou irregularidades no processo e conseguiu a suspensão da licitação através de liminar do conselheiro Jerson Domingos, do TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Sem prestador de serviço, as poucas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos se desdobram para tentar cuidar da varrição de ruas, calçadas, praças, cemitérios e logradouros, limpeza de grelhas, bocas de lobo e caixas coletoras, conservação de áreas verdes, roçada, transporte de entulho e terra, pintura de meio fio e recolhimento de animais mortos.

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados