• Início
  • Notícias
  • Dourados tem 12 pessoas internadas com covid, mas secretário alerta para 2ª onda

Ambulância em frente ao Hospital Universitário de Dourados; número de casos de covid tem baixa na cidade

Dourados tem 12 pessoas internadas com covid, mas secretário alerta para 2ª onda

Por Da Redação
Imagem: Franz Mendes
Número de casos ativos na cidade é 6% do total de infectados desde o início da pandemia; contagio também cai em MS
 
Epicentro do novo coronavírus em junho, quando superava Campo Grande em casos e mortes, Dourados tinha ontem apenas 12 pessoas internadas com a covid-19.
São cinco douradenses infectados ocupando leitos de terapia intensiva – quatro em hospitais públicos e um em hospital particular. Outros sete moradores da cidade estão em leitos de enfermaria – três em leitos públicos e quatro particulares.
Outras 18 pessoas residentes em cidades da região e infectadas pelo vírus ocupam leitos em hospitais de Dourados, o que eleva para 74% a taxa global de ocupação de leitos de UTI na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul – a maior parte ocupada por pessoas internadas por outras causas.
Além do baixo número de moradores internados com a doença, o número de casos ativos voltou a cair em Dourados. Conforme o comitê local de enfrentamento à pandemia, contando os moradores de outras cidades hospitalizados, o município tem 438 pessoas ainda com o vírus ativo, em torno de 6% do total de casos confirmados desde o início da pandemia.
Além dos internados, outros 408 moradores que contraíram o vírus cumprem isolamento domiciliar. São pessoas assintomáticas ou com sintomas leves que não precisam de internação.
Dos 7.993 casos confirmados desde o início da pandemia, 7.470 pessoas já estão recuperadas. Até agora a covid já matou 103 pessoas em Dourados. A cidade mantém taxa de letalidade de 1,3%, abaixo da média estadual de 1,9%. A taxa de letalidade é o percentual de óbitos em comparação ao número de casos positivos.
2ª ONDA
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou ontem, através do boletim epidemiológico online, que foram confirmados 367 novos casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Com isso, o número total de casos confirmados desde o início da pandemia é de 77.490.
Apesar da queda nos números, inclusive da taxa de contágio que chegou a 0.94, o secretário de Saúde Geraldo Resende não descarta a possibilidade de uma nova onda da doença, assim como vem acontecendo em outros Estados e até em outros países. E ressalta que até que chegue a vacina, ainda é preciso seguir as recomendações de isolamento social e uso de máscara.
Entre os municípios com maior número de novas confirmações, Campo Grande aparece com 228, Três Lagoas com 27, Dourados com 16 e Porto Murtinho com 11 novos casos.
Dos 77.490 casos confirmados, 72.049 estão sem sintomas e já estão recuperados, 3.610 estão em isolamento domiciliar, e 344 estão internados.
Foram registrados ainda quatro novos óbitos de domingo para ontem, passando para 1.495 mortes pela doença em Mato Grosso do Sul, com média móvel de 8,1 óbitos por dia e taxa de letalidade de 1,9%. Corumbá registrou dois óbitos. Já Campo Grande e Naviraí registraram um óbito cada.

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados