• Início
  • Notícias
  • Moradores sem acesso à água na região sudeste apresentam demandas para Racib Harb

Candidato a prefeito de Dourados se reuniu com moradores da região sudeste na tarde de sábado

Moradores sem acesso à água na região sudeste apresentam demandas para Racib Harb

Imagem: Divulgação
O candidato à prefeitura de Dourados Racib Harb (Republicanos) participou na tarde de sábado de reunião com moradores de comunidades localizadas na região sudeste a convite de lideranças, ouvindo dos problemas enfrentados pela população naquela área, entre eles a falta de acesso à água encanada.
 
O encontro, que durou cerca de 40 minutos, revelou a precariedade a qual vivem milhares de famílias, residentes nas sitiocas Campo Belo I, II e III, Comunidade Vitória e Comunidade Ouro Fino. 
 
Os moradores revelaram o anseio por uma atenção especial por parte do poder público, que entra ano e sai ano não consegue resolver as carências dos bairros. Falta de água e saneamento básico, falta de asfalto e as más condições das vias de terra, ausência de assistência em saúde e educação, além da indisponibilidade de lazer, torna a moradia dessas famílias um desafio penoso. 
 
“Eu fico muito triste vendo esses jovens aí sem nenhuma opção de lazer, de diversão. Aqui não tem um curso pra eles fazerem. Precisam de um emprego e não conseguem porque a gente não tem nada aqui que possa qualificar pelo menos com um curso de informática básica”, lamentou uma moradora.
 
Outro morador, líder de uma das comunidades, afirmou que há um ano perdeu a filha vítima de afogamento em acidente com balde d’água. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel Urgente) demorou cerca de 1 hora para chegar até o imóvel após solicitação por socorro devido à dificuldade de acesso. “Essas nossas ruas são péssimas, se chover não tem quem entra e quem sai”, reclamou.
 
Na Comunidade Vitória, em contato com famílias, Racib viu carências pouco debatidas no cenário político de Dourados. Crianças com falta de acesso à saúde bucal, sofrendo com dores e cáries, pais sem alternativa de trabalho e precisando de apoio do serviço público, pessoas que nem mesmo água potável para preparo de refeições possuem.
 
“É um retrato de abandono e não é de agora. Infelizmente o poder público não se dispõe a olhar para essas famílias com olhar de cidadania, respeito. Há quanto tempo essas famílias padecem, entra mandato e sai mandato, sem qualquer alternativa de mudança? Hoje estou nessa disputa eleitoral para mudar esse ciclo vicioso, não tem outro jeito, a população precisa confiar no novo. Não dá para confiar em político de carreira, que nunca pisou o pé no barro para olhar nos olhos dos pais e se comprometer com o futuro de seus filhos. Eu quero deixar um legado para essas famílias”, disse o candidato.
 
No plano de governo de Racib há implementação de estratégias de assistência social e infraestrutura que podem mudar a realidade de quem vive na região sudeste. O primeiro passo é realizar um plano de moradia e incentivo habitacional que proporcione à população mais carente a chance da casa própria, com dignidade.
 
Outro propósito é garantir o acesso à saúde através de clínicas itinerantes e mutirões com apoio das universidades. 
 
Racib ainda quer promover estudo técnico para avaliar a possibilidade de construção do Centro de Ensino Municipal Sudeste, acolhendo crianças e adolescentes em período integral com suporte e aprendizado pedagógico e qualificação profissional para toda população.
 
Para resolver o problema da falta de água, Racib pretende assumir a responsabilidade de articular com o proprietário da área a adequação das redes de distribuição e finalmente a liberação dos recursos hídricos às famílias que aguardam esse direito ser cumprido há vários anos. 
 
“Não fazemos milagres. Apenas queremos entregar o que é de direito dessas famílias. Chega de chorar por inércia do poder público. Tá na hora de alguém assumir a responsabilidade de oferecer o que a Constituição determina ao cidadão douradense. Não falta dinheiro, falta austeridade, vontade de fazer acontecer”, finalizou Racib.

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados