• Início
  • Notícias
  • Mesmo sem horário de verão, relógios atualizam automaticamente

Relógios de celulares e computadores adiantaram a hora automaticamente neste domingo

Mesmo sem horário de verão, relógios atualizam automaticamente

Imagem: Reprodução
Relógios de celulares e computadores atualizaram a hora automaticamente à zero hora deste domingo, 18 de outubro de 2020, gerando confusão nas pessoas. Essa atualização ocorreu em função do horário de verão que entraria em vigor nesta data.
 
Só que, pelo segundo ano consecutivo, o governo de Jair Bolsonaro não adotou a medida. Em abril do ano passado, o presidente da República assinou decreto acabando com a mudança que tinha por objetivo economizar no consumo de energia em pelo menos 10 estados brasileiros.
 
O decreto encerrou o horário de verão após estudo do Ministério de Minas e Energia apontar que com o fim da mudança temporária o consumidor teria uma economia de R$ 100 milhões.
 
"Nos últimos anos, com as mudanças no hábito de consumo da população e a intensificação do uso do ar condicionado, o período de maior consumo diário de energia elétrica foi deslocado para o período da tarde, quando o horário de verão não tinha influência. Como a luz traz consigo o calor, o horário de verão também passou a produzir um efeito de aumento de consumo em determinados horários, que já superavam seus benefícios", explicou o ministério em nota, em abril de 2019.

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados