Léo Áquila comemora nova certidão de nascimento

Léo Áquila comemora nova certidão de nascimento e lamenta: “Na Fazenda, o Britto Jr me tratava como homem”
 
Em um ano tão difícil como esse que estamos vivendo devido a pandemia do Covid-19,  Léo Áquila tem motivos para comemorar. A apresentadora acaba de conseguir na justiça, uma das grandes vitórias de sua vida: a certidão de nascimento com o nome no gênero feminino, Leonora Mendes de Lima.
Devido a problemas no coração, Léo não pode fazer a cirurgia de redesignação sexual e isso fez com que o processo de mudança do nome na certidão de nascimento iniciado há 20 anos demorasse ainda mais.
”Essa luta começou há 20 anos, ninguém podia trocar de nome na certidão, nem as que fizeram a cirurgia podiam. De uns tempos pra cá foi permitido pessoas como eu que não são operadas que sejam reconhecidamente mulheres na documentação. Foi uma luta muita grande, a justiça, a ciência e a OMS precisavam entender que não era uma vagina que me faria mulher ou um pênis que  me faria homem, é uma questão de gênero.”
Um dos momentos desagradáveis vividos pela jornalista foi em sua passagem pelo reality show A Fazenda em 2012, na época apresentado por Britto Jr. Mesmo Léo fazendo parte do casting feminino do programa, o apresentador a chamava de “O Léo”.
”Ele me tratava como homem, era super chato. Eu aceitava porque não sabia me impor, não era empoderada, tinha vergonha de dizer “Sou mulher”, somente no final do programa, o Britto me perguntou como eu gostaria de ser chamada, daí respondi: “Como você achar melhor”, eu aceitava porque não sabia me impor, não era empoderada, tinha vergonha de dizer “Sou mulher”, ele não teve culpa.”
Há poucos dias Léo recebeu a notícia da sua vitória na justiça através do seu advogado Dr. Victor Teixeira. A partir de agora a jornalista deixará de passar por diversos constrangimentos que envolviam ter um nome masculino na certidão e ser reconhecer como mulher.
Léo está muito feliz e comemorou a notícia fazendo muito amor com o maridão Chico Campadello. A data de renovação dos votos de casamento já foi marcada, será no dia 5 de junho do próximo ano.
 

Faça um comentário

Último boletim da Prefeitura de Dourados