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Imunidade para crianças: quais hábitos são indispensáveis?

Alimentação equilibrada e uma rotina de cuidados são fundamentais para um sistema imunológico saudável
 
Fortalecer o organismo infantil é uma das principais preocupações de pais, responsáveis e pediatras. Devido ao risco de contrair novas doenças, como a própria Covid-19, é bastante comum procurar fórmulas para intensificar o sistema imunológico das crianças. No entanto, alguns hábitos, constantemente saudáveis, já são suficientes para a proteção do organismo dos pequenos. 
 
O sistema imunológico do ser humano é dividido em duas partes. Existe a parte “inata”, que já nasce com o indivíduo e não tem defesa específica para certo tipos de vírus e bactérias; e existe a parte “adaptativa”, que reconhece diferentes ameaças contra o organismo e cria a chamada memória imunológica. 
 
O sistema imunológico adaptativo é desenvolvido conforme o crescimento da criança. Assim, é possível explicar a constância de resfriados em crianças devido sua  imaturidade imunológica, alinhada a fatores como poluição, higiene e convivência social em ambientes como escolas e creches, além de contato com outras crianças. Inclusive, é válido destacar que o distanciamento social deste período de pandemia, foi capaz de reduzir não apenas a Covid-19, mas também outras as doenças respiratórias.
 
Imunidade desde a gestação
 
Uma questão interessante quanto à imunidade infantil é que a criança recebe anticorpos que a própria mãe adquiriu ao longo da vida, sendo estes transferidos na gestação e por meio do leite materno. Dessa forma, a amamentação contribui para a formação do sistema imunológico da criança que vai acompanhá-la durante a vida, prevenindo infecções e até mesmo alergias.
 
Obviamente, após o período do aleitamento materno, oferecer uma alimentação equilibrada, manter as vacinas em dia e ensinar boas prática de higiene são fundamentais para crianças imunologicamente saudáveis. Dessa forma, não há um único alimento ideal para aumentar a imunidade, mas um conjunto de ações que ajudam a mantê-la equilibrada.
 
Alimentos indicados para uma vida saudável
 
Obviamente toda criança – e muitos adultos – adoram comida ultraprocessada e fast food. No entanto, a constância de uma alimentação saudável é que favorece o fortalecimento do organismo em qualquer idade. Os vegetais verde-escuros, por exemplo, são riquíssimos em ácido fólico e ajudam na formação dos glóbulos brancos, os principais mecanismos de defesa do nosso corpo. 
 
Além disso, as frutas ricas em vitamina C tem ação antioxidante e combatem os radicais livres que enfraquecem as células do corpo. Já os legumes e tubérculos apresentam papel fundamental para o bem estar do organismo.
 
Quando se preocupar com a imunidade da criança?
 
Entre os principais sinais de alerta para pais e responsáveis quanto à saúde do sistema imunológico das crianças estão: a repetição de quadros graves de pneumonias e infecções por germes que fogem do habitual.
 
Além disso, é indispensável acompanhar se a criança está fazendo atividades normalmente, ganhando peso, brincando, dormindo, comendo, pulando e etc. Toda e qualquer situação de anormalidade, deve-se consultar um pediatra.

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