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Advogado Wander Medeiros está fazendo lives com especialistas convidados

Em live com advogado, médico cita 6 hábitos para ter uma vida saudável

Imagem: Reprodução
Uma das lives de destaque da semana no canal do advogado e professor da Uems (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) Wander Medeiros foi com o médico do Exercício e do Esporte, Vitor Moreira.
 
Além de debates jurídicos, Wander Medeiros intercala com temas voltados para saúde mental e física das pessoas. “Atualmente, mais do que nunca as pessoas têm percebido o quanto a saúde é importante e como ela pode interferir em todos os setores da nossa vida, por isso achei importante trazer esse tema”, diz Wander.
 
De uma forma clara e objetiva, o médico destacou 6 hábitos que farão toda a diferença para aquelas pessoas que durante a pandemia se conscientizaram que precisam cuidar mais da saúde e a maioria deles já podem começar a serem feitos na quarentena.
 
1.    Começar ou retornar a uma atividade física: podem ser leves ou intensos. O mais importante é sair do sedentarismo, que leva a muitas doenças.
 
2.    Iniciar uma mudança de hábito alimentar e não uma dieta: não se trata de projeto verão que tem dia e hora para acabar, tem que ser algo para a vida. Dietas restritivas não perduram por muito tempo e as pessoas perdem o resultado é rápido. A comida é uma excelente fonte de prazer, porém ela deve ser tratada primeiramente como fonte nutritiva para o corpo.
 
3.    Aumento da atividade não programada: “Compre um tênis ao invés de trocar de carro”, frisou Vitor Moreira para falar de um terceiro hábito importante. Ele relatou que atualmente tudo é feito automaticamente: as pessoas ligam para pedir comida, vão a esquina de carro. Em vez disso, devemos voltar a fazer as coisas comuns, que ao longo dos anos fazem diferença na saúde, como por exemplo, ir no mercado perto de casa a pé. Lavar louça, cozinhar a própria comida, coisas simples mas que estão sendo deixadas de serem praticadas.
 
4.    Dormir é ganhar vida. O médico explicou que quando dormimos que o corpo se recupera para conseguir desenvolver bem no trabalho e atividades do dia seguinte, se isso for negligenciado muitas doenças podem ser desenvolvidas.
 
5.    Ter um hobby: fazer alguma coisa totalmente diferente, que faça com que você se desligue do trabalho e da preocupação com dinheiro. Pode ser até uma atividade física como correr, desde que seja feita pelo prazer, sem a preocupação de ter que perder peso ou algo semelhante. Uma viagem também vale, desde que não seja a trabalho e que você não faça com preocupações, mas com tranquilidade, bem planejada.
 
6.    Relacionamentos saudáveis: dar mais valor às pessoas que nos fazem bem, não insistir em amizades tóxicas. Trocar um pouco o celular pela conversa olhando nos olhos. Isso faz muita diferença na nossa saúde, essa troca, as conversas, risadas, explicou o especialista.

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